Orientações

.

Orientações para auxiliar na viagem pelo Blog :

Naveguem pelos marcadores (palavras-chave) ao lado e, ao abrir uma das viagens

ou contos, atentem para o título (que indicará a data da viagem).

Obrigado e boas viagens ...


domingo, 17 de outubro de 2010

Motor-home: conforto e liberdade

O Motorhome (anglicismo de “casa móvel”), mundialmente conhecido como tal, é uma agradável combinação do conforto e aconchego da residência com a autonomia oferecido pelo veículo. Eles apresentam a primazia da liberdade, evitando as desagradáveis e antecipadas reservas em hotéis, a determinação de datas, locais e horários, a submissão àquelas condições de hospedagem e a limitação ao destino da viagem.
Com o Motorhome, caso o local não seja aprazível, (ou a vizinhança inconveniente), imediatamente pode-se deslocar para outro local, sem sequer ter a necessidade de arrumar a bagagem. Os próprios roteiros podem ser desenvolvidos ou reprogramados durante a viagem, pois até a previsão meteorológica faculta alterações para rotas ou locais convenientes.


Ao contrário da casa na praia (ou na serra) onde as paisagens são sempre as mesmas, as janelas do Motorhome podem apresentar as mais variadas visões.  Os “vizinhos” também serão diversificados a cada local e, considerando os interesses semelhantes, freqüentemente se estabelecem amizades, muitas vezes entusiasticamente surpreendidas em outros encontros.
Obviamente, é indispensável a integração entre os usuários. Mais do que passageiros, os integrantes hão de conviver no mesmo ambiente por toda a jornada e, sentir prazer nesta vivência, é condição essencial. Na situação familiar, esta condição pode predispor a um reencontro afetivo, recuperando-os dos nocivos afastamentos decorrentes das condições de trabalho no dia-a-dia.
E, como se trata de um veículo autônomo e regular, pode-se estacioná-lo em qualquer local, respeitadas as condições legais e de segurança, sejam campings, postos de combustível, avenidas beira-mar, clubes de recreação ou até casa de parentes, esta com a vantagem e tranqüilidade de não invadir sua privacidade.
Existem campings brasileiros organizados e exclusivos para Motorhomes, com tomadas de energia, água potável e esgoto. Alguns, com boxes de estacionamento ajardinado e individual, mercado, piscina, lavanderia automática, restaurante, barbearia, passeios planejados, Internet, locadora de vídeos, etc...
O Motorhome possui, basicamente, os recursos indispensáveis para uma confortável estadia, quis sejam: rede elétrica interna com corrente alternada de 110 V (ou 220 V), semelhante ao sistema utilizado na residência, permitindo o uso de quaisquer eletrodomésticos, até o limite de potência estabelecido. Este circuito, alimentado por inversor (ou também placas solares) e tendo como fonte as próprias baterias do veículo, pode manter os equipamentos (lâmpadas, refrigerador, televisor, etc.) funcionando por tempo proporcional à sua capacidade, sem ligação externa ou acionamento do motor do veículo.  Modernos climatizadores de ar, de baixíssimo consumo (cerca de 3 A/h), conectados à bateria (12V) reduzem a temperatura interna em até 8 ºC em relação à externa.
MHome revista

A cozinha pode incluir todo o equipamento convencional (fogão a gás, forno de microondas, refrigerador, freezer); os armários possuem recipientes apropriados para os alimentos e condimentos. Os suportes para pratos, copos e panelas são fixos e revestidos, impedindo vibrações ou deslocamentos acidentais. Gaveteiros abrigam talheres e demais utensílios necessários, também devidamente acomodados para evitar sonoras oscilações.  Uma pequena e útil adega pode se fazer presente, para atender às especiais ocasiões (como um romântico jantar a dois).
Possuem conjunto sanitário; chuveiro quente, lavatório e vaso sanitário, com sistema de esgotamento independente em reservatórios adequados.  Assim, a água servida e o esgoto cloacal são tratados com produto bactericida e desodorizante, oportunamente esgotados em locais convenientes.  A distribuição de água potável é pressurizada por sistema elétrico automático.
Dependendo das dimensões e da necessidade dos usuários, outros equipamentos mais sofisticados podem também incorporar, tais como: lavanderia, canil (ou local para animal de estimação), banheira de hidromassagem, garagem para moto ou carro pequeno (ou cambão para rebocar veículo de passeio ou barco).
Quanto ao custo, o valor de um Motorhome pode equivaler ao de uma casa (fixa, imóvel!) e é bastante variável. Os menores, não mais fabricados em série, montados sobre o chassi da antiga Kombi (marca Safari/Karmann), ainda podem ser adquiridos em bom estado por cerca de R$ 40.000,00.  Os maiores e mais sofisticados, novos e equipados, com motorização diesel, podem ultrapassar os R$ 1.000.000,00.
Muito disseminados na Europa, ainda são pouco difundidos no nosso país, e as poucas empresas brasileiras qualificadas, possuem tecnologia suficiente para a construção de Motorhomes, com perfeição e confiabilidade, proporcionando comodidade e segurança aos usuários. 
Porém, existem veículos construídos grosseiramente adaptados, executados sem competência e dissimulados por visuais apelos coloridos, que podem provocar falsas impressões positivas e comprometer o conforto e a segurança, tornando as viagens uns aflitivos martírios.
Algumas empresas, também no Brasil, alugam estes veículos, por vezes até com o motorista. Mas o melhor mesmo é ter o próprio, com todas as coisas das quais você necessita, com a decoração que lhe agrada, com os seus lençóis, travesseiros e toda a intimidade de sua família.   Sem as desagradáveis malas, sem necessidade de definição de datas e horários.  E, com a possibilidade de consumir alimentos e bebidas característicos de cada região, sempre com indispensável conforto e liberdade
Darlou D’Arisbo  (dan@creapr.org.br)

Nenhum comentário: