terça-feira, 5 de outubro de 2010

Viagem dezembro/2008 e janeiro/2009

Saindo de Toledo-PR, indo à Porto Alegre, Chui -RS/Chuy (UY), Montevidéu (UY), Termas de Arapey (UY) e Piratuba-SC.

20/12/2008: sábado 7:10h, céu limpo, saímos de casa para estas nossas férias.
Em  Sede Alvorada (30km) abastecemos e ganhamos do posto um panetone. Às 11h, chegamos em Francisco Beltrão,  almoçamos no supermercado Ítalo, uma parada estratégica.
Optamos por uma estrada nova: por Pinhalzinho, Campo Erê;  é boa, mas tem muitas curvas. Todo o dia foi muito quente.
Pelas 16h chegamos em Irai-RS e estacionamos na frente do Hotel Thermas (das irmãs).
Ir. Donatila nos recebeu alegre, providenciou um bom banho de banheira com hidromassagem.
À noite, quando refrescou um pouco, caminhamos pela pequena cidade.

21/12/2008: Saímos cedo, às 6:20h. Sol, céu azul; a praça ainda iluminada, com prognóstico de muito calor.   Seguimos pela rodovia BR386; pelo que supomos, é a forma mais rápida de chegar a Porto Alegre-RS.
Após viagem tranquila, visitando algumas cidades, chegamos pelas 17hs. Estacionamos; telefonamos para parentes e amigos.
O Thiago (filho) também estava lá, prestando concurso. À noite, saímos os três para jantar.
Passeamos e jantamos no Shopping Praia de Belas, muito lindo com a decoração de Natal. Telefonamos ainda para o Guilherme (outro filho), que está bem e viajará para a Argentina.
Muito calor, mesmo durante a noite.

22/12/2008: Fomos visitar a mãe do Darlou (Edith), embora idosa (82) está bem, levamos flores para ela e almoçamos. Passeamos no centro, Mercado Público, caminho dos Antiquários (com peças bonitas, mas muito caras). Visitamos a centenária Igreja das Dores, a Catedral, o shopping Rua da Praia. Tiramos algumas fotos e voltamos para o MHome.
Pelas 18h, devido ao forte calor, fomos novamente ao Shopping Praia de Belas, “pegar” um frescor de ar condicionado. Lanchamos e, agradável por coincidência, encontramos os primos Newton, esposa Susie e os meninos. Conversamos um pouco e voltamos para o MHome.

23/12/2008: Saímos cedo, pelas 7:30h, para evitar o trânsito da cidade grande. Nosso destino foi a casa da prima Susy, em Sertão Santana-RS, um agravável reduto alemão.
Uns 20km de estrada boa, mas muita poeira. Ao chegar, alegria e festa.... Darlou ajudou a instalar as lampadinhas de decoração natalina. À tarde choveu, o que fez refrescar.  À noitinha os primos Newton e Susie chegaram, com as crianças.

24/12/2008: véspera de Natal. Na Susy sempre é maravilhoso: encontro de toda a família, todos alegres, satisfeitos e felizes por estarem juntos.
Durante o dia choveu, poucas coisas a fazer. Quando deu uma estiada fomos ao pequeno supermercado, comprar algumas coisinhas que faltavam para a ceia de Natal.
Wilson e Leoni (mais primos!) chegaram também, ao meio-dia.
Ceia de Natal de encher os olhos: pernil, chester recheado, saladas, cucas da D. Vita (sogra da prima), torta de nozes, doces de Pelotas, ...

25/12/2008: Feliz Natal! Todos novamente na casa da prima Susy.  No almoço, de novo alegramos os olhos antes de comer: churrasco de ovelha, de gado, saladas e guloseimas.
Fomos ver a ponte em construção (a antiga foi levada a alguns meses pela chuva), será ampla e mais bem planejada.
A noite fizemos lanche leve (pra não engordar tanto...).

26/12/2008:  Sexta, saimos na meia manhã, abastecemos e lavamos o MHome no Posto das Cucas (BR116), seguimos viagem.
Pelas 11:30h em Camaquã, fomos direto no HSBC, para providenciar o seguro internacional “Carta Verde” (para 15 dias custou R$ 129,00).
Almoçamos no Restaurante Vitória e seguimos viagem pela BR471, por Pelotas e região do Taim – Chuí.   A estrada é ótima, quase sem trânsito, retas, paisagens, animais silvestres.

BR 471 (retas Taim - Chuí/RS)
Pelas 19:30h chegamos em Santa Vitória do Palmar. Achamos melhor pernoitar por lá, porque queríamos fazer umas comprinhas na próxima cidade, Chuí.

27/12/2008: Saímos pelas 8h. Fizemos câmbio P$ 9,80 por R$ 1,00, trocamos pouco porque está baixo, mas precisamos de alguns pesos uruguaios.  Fizemos umas comprinhas, passamos pela aduana (muito tranquilo, nem vistoriaram o MHome).
Entramos no Uruguay (até aqui já fizemos 1.434km).
Ficamos no camping em Barra del Chuy, grande, organizado, a uns 400m do mar. Custo aprox. R$ 40,00/dia (2 pessoas + MHome).

Camping Barra del Chuy (UY)
Encontramos Beto e Clara (casal e 02 filhos de Nova Petrópolis-RS), com MHome Riviera.
Caminhamos, fomos até o mar, bastantes ondas e vento, muito vento.

28/12/2008: pelas 10:30h saímos do camping Barra del Chuy. Seguindo pela ruta  9 e nos surpreendemos com uma pista, que de repente ficou larga, com várias pinturas diferentes: era um curioso trecho emergencial de pouso para aviões!
Seguindo pela ruta 9, visitamos a Fortaleza de Santa Teresa. Toda em pedra, muito grande, construída em 1757.

A largura das paredes do forte de Santa Teresa (UY)
 Uns 3km para o sul, chegamos na entrada do parque Santa Teresa, que tem camping e locais muito bonitos. O parque é bastante grande, uns 5 km da entrada até área de camping com energia elétrica disponível (Playa las Mozas).
Todos os espaços com luz estavam ocupados, ou de difícil acesso para MHome. Encontramos um casal de brasileiros, também com Iveco (de Porto Alegre - Paulo e Vanda).
Estacionamos atrás deles e, como ficou  no mesmo sítio, não pagamos nova diária, o guarda apenas fez adicional de “coche”.  Dia ensolarado e vento, muito vento.

Nosso acampamento no camping Forte Santa Teresa (UY)

No parque Santa Teresa tem fruteira, mercadinho, telecentro Antel, restaurante, sanitários, tudo enfim.
Conversamos bastante com o Paulo e a Vanda, trocamos informações de viagens. Eles estão indo para Minas Gerais (nós repassamos dicas, já que estivemos lá em julho/08)  e já foram 5 vezes ao Chile (Vanda deu a ótima dica de dormir aos pés do Aconcágua).
Passeamos na praia, bonita, pedras, vistas lindas. Vento aumentando.

29/12/2008: Muito, muito vento. Caminhamos no parque, fotografamos.
Convidamos Paulo e Vanda para almoçar no restaurante, muito bom: pedimos Entrecot com acompanhamento e salada, Ravioli ao molho, deliciosos.
À tarde caminhamos mais um pouco, para conhecer uma parte do imenso parque.

Entrada do camping Forte de Santa Teresa (UY)

Vista da praia - camping Forte Santa Teresa (UY)

30/12/2008: Despedimos-nos de Paulo e Vanda, que estavam indo para o Cabo Polonio e nós seguimos viagem. Queríamos chegar em Piriápolis.
Saímos do Forte Santa Teresa pelas 9:30h. Visitamos a cidade de Rocha, tiramos algumas fotos, visitamos o museu, com muitas peças antigas e curiosas.
Em Maldonado, no mercado de camelôs, um senhor (de aparência simplória) riu-se ao ver a camiseta do Darlou, nela havia uma propaganda do nosso colega “Sória”, e ele ria e repetia : sonria, sonria!...
Chegamos ao camping AEBU, em Piriápolis, pagamos 1 diária (cerca de R$ 22,00). Fomos ao supermercado, voltamos para o camping e reencontramos, acampadas, uma senhora com as filhas meninas, que fizemos amizade no ano anterior.

31/12/2008: Véspera de Ano Novo.
Caminhamos até o centro, conseguimos um mapa, acessamos internet. Encontramos um hipermercado (Devoto); fizemos câmbio P$ 9,30 por R$ 1,00. Voltamos para o  MHome já na hora do almoço, pagamos mais uma diária.
Limpamos o MHome, lavamos roupas, comemos frutas. Esfriou muito à noite. Jantamos carne assada, salada de ruibarbo com maçã e nozes (delícias compradas no supermercado),...
A meia-noite tomamos champagne e comemos doces, assistimos a uns 30 minutos de fogos, como da outra vez, cada praia e cidade balneária estourava sequencialmente.

01/01/2009: Feliz Ano Novo!
Sol, mas friozinho. Dormimos bastante, almoçamos “soborô” (sobras do jantar).
Passeamos na praia, sol quente, mas muito vento e frio.

Vista da rambla de Piriápolis (UY)

Praça no final da rambla - Piriápolis

02/01/2009: Pelas 8h saímos, tomamos café na “rambla” (avenida beira mar). Seguimos em direção a Montevidéu. Soubemos que, daqui para o oeste, a seca e as queimadas estão causando muitos prejuízos.

Estacionados na rambla (desjejum) - Piriápolis
Visitamos o balneário Santa Lucia del Este, há um camping com espaço bastante amplo, mas apenas sócios podem ficar.
À beira da rodovia, um camping aparentemente bonitinho, mas querem cerca de R$ 40,00/dia! E não é silencioso.
Decidimos ir adiante, tentar na praia de Las Toscas (ficamos o ano passado, a uns 40km), onde o sr. Rodrigues e sua esposa nos receberam novamente muito bem.
Almoçamos, descansamos, passeamos na praia. Vimos um Austin 1937 sendo muito bem restaurado, motor original, silencioso, e curiosamente, seu proprietário tem apenas uns 20 anos. O vento continuou forte todo o dia, piorando à tardinha.

No nosso "acampamento" em Las Toscas - Atlantida (UY)
03/01/2009:  Pelas 8:30h, saímos a pé e tomamos o ônibus para Montevidéu.
Desembarcamos perto do Mercado Público/porto, e vimos o navio Infinity (brasileiro) ancorado, além de outros dois, também turísticos.
No centro, a central de informações turísticas estava fechada; o Mercado Público continua apenas com comidas e caríssimas: uma coca-cola custa P$ 55 (cerca de R$ 6,00), na confeitaria a mesma custa P$15 (cerca de R$1,70)!

Prédio característico do auge inglês (Montevideu)

Numa feirinha de praça compramos uma antiga maquininha de costurar infantil.
Caminhamos, perto (em frente) à Intendencia tem o  Bar La Pasiva (um restaurante e lanchonete), tomamos uma cerveja Patricia.
Passeamos mais, acessamos internet e pegamos ônibus de volta para o MHome.
Descansamos um pouco, caminhamos na praia, o vento diminuiu um pouco.

Las Toscas - o sol se pondo no mar porque estamos à oeste

04/01/2009: Às 8:10h fomos  pegar ônibus para ir a feira de Tristán Narvarra (tal no ano anterior).  A feira parece ainda maior. Não havia tanta variedade, mas continua tendo de tudo: comidas, animais, roupas e calçados, novos e usados, chapéus, peças para carro, livros, discos, revistas, móveis, brinquedos, flores, bicicletas, chaves, medalhas, pneus, carros, instrumentos musicais, entre outros inimagináveis.
Compramos mais duas antigas máquinas de costura infantis, almoçamos no La Pasiva (carne com salada e cerveja) estava bom, mas com gordura.
Pelas 14h pegamos ônibus para voltar para Las Toscas, mas não foi direto, entrou no aeroporto de Carrasco (em obras e imenso).
Passamos por área de incêndio (campos secos, os bombeiros combatendo por 4 dias e ainda tem focos e fumaça; foram queimados 150 ha!!) .
Decidimos por sair, ir a próxima cidade. Às15:45h saímos de Atlântida (Lãs Toscas), seguindo pela ruta 11 para San Jose de Mayo.

Estradas lindas (próximo a San Jose de Mayo - UY)

Fomos a Trinidad e procuramos o camping (balneário Don Ricardo), desta vez estava mais cheio, os banheiros sujos, mas continua tranqüilo.

Balneário Don Ricardo (gratuito) - próximo a Trinidad (UY)

05/01/2009: A noite foi tranqüila, descansamos bem. Pelas 8h saímos do Balneário Don Ricardo e fomos a Trinidad (distante 8km).
Em Andresito tem um parque gramado, com churrasqueiras, lago, bonito; oportunamente talvez dê para acampar.
Na entrada de Paysandu tem camping com mesas, gramado, ao lado da rodovia.
Fomos ao centro, lanchamos no Chaja , que tem um doce com suspiro e pêssego muito gostoso. Fomos ao museu histórico, preservado, organizado. Fomos conhecer a ponte com a Argentina. Calor, muito calor,...

Igreja em Paysandu (UY)

Ponte de ligação com a cidade de Colon na Argentina

Chegamos no termas de Guaviju, mas não havia MHomes. Muitas barracas, decidimos ir até Salto.
Já em Salto, fomos à cidade fazer câmbio, supermercado e voltamos para o camping La Posta del Dayman. Estava tudo muito seco: as árvores, o gramado, as pastagens. Caminhamos pelas termas.

Camping La Posta del Dayman (Salto-UY) - tudo muito seco

06/01/2009: Dia de Reis, para os Uruguaios é dia de trocar presentes, feriado (como para nós o Natal).
Gostaríamos de ficar mais, porém os “vizinhos” não colaboraram (barulho, gritos, bola de futebol sendo jogada no carro, etc.).
9:30h saímos do camping Dayman. Calor, calor... Nosso destino hoje é o Thermas de Arapey.
No caminho, encontramos 6 MHomes brasileiros, em sentido contrário (depois soubemos por colegas que estavam indo para Buenos Aires).
Estacionamos, conhecemos o casal Hamilton e Elizabeth (de Curitiba), estão com as filhas.
À tarde fomos às piscinas, a mais profunda é ao sol, a coberta é bastante quente (42°C !).

Piscina coberta - Arapey

Encontramos e conversamos mais um pouco com Hamilton e Beth, que disse “aqui é o paraíso”.
Fomos para o MHome, lanchamos, descansamos e, pelas 19:30h voltamos para piscina. Fez muito calor, todo o dia.

07/01/2009: Calor desde cedo. Lavamos algumas roupas, limpamos o MHome, calçados, fizemos um chimarrão. Fotografamos um curioso MHome argentino cor-de-rosa, feito numa C10.  “La rodante casa rosada” afirmou o proprietário, em alusão ao palácio do governo.
Almoçamos no Restaurante Paradise: entrecot sem gordura, salada e cerveja Patrícia. Pedimos apenas 01 prato com acompanhamento e ficamos satisfeitos (as porções são bem grandes). À tarde fomos para a piscina.

Piscina grande - Arapey

08/01/2009: A noite foi agradável, fresca. Pela manhã fomos à administração pagar mais 02 diárias. Utilizamos internet com os créditos do cartão de telefone, sistema prático.
Fomos à piscina profunda, menos quente que as outras, e novamente à tarde.
Chegaram 2 MHome de Curitiba, instalaram-se perto do rio (amigo “Bidi” e outro colega).

Bosque - Arapey

Bosque e saídas de água - Arapey

09/01/2009: Caminhamos, fotografamos, fomos à piscina. Almoçamos no Paradise: entrecot “desgrasado” com verduras, cerveja Patricia.
Voltamos para MHome, descansamos. O café glaseado deles não é gostoso (no pó de café vem açúcar misturado).
À noite jantamos no Paradise: ravioli 4 queijos e salada agridoce (alface, batata, beterraba, ovos, maçã, cereja, azeitona). Tudo uma delícia.

10/01/2009: Dormimos bem, comemos iogurte Conaprole (uma delícia) no café da manhã.
Banho de piscina na despedida. Voltamos para o MHome, baixamos fotos; arrumamos as coisas.   Almoçamos no Paradise: peixe, salada, batata, e refrigerante (porque temos que pegar a estrada).
13:30h, em Bela Union, soubemos que o diesel (tabelado) abaixou de preço, porque diminuiu o valor do barril no mercado mundial (no Brasil isto não acontece!).   Fomos ao mercado comprar guloseimas que só tem aqui, e atravessamos a fronteira.   Foram 1150km apenas no Uruguai.
Durante a viagem, vimos tempestade sobre Uruguaiana, mas não nos pegou.

Tempestade sobre Uruguaiana-RS

Em Uruguaiana fomos ao Hiper Big, e compramos aparelho DVD (porque o nosso havia pifado no Uruguai).  Estacionamos perto da Brigada Militar, em local com segurança.

11/01/2009: Tomamos café estacionados na praça e às 8:30h saímos para Itaqui-RS. Na estrada, um semáforo, disciplinando a entrada numa ponte muito estreita, alternando a mão única!    Com a grande estiagem, o rio está seco, só areia e algumas poças.
Ponte perto de Itaqui-RS

O rio sob a ponte de Itaqui, com algumas poças (janeiro/2009)

Ponte perto de Itaqui-RS (apenas 01 carro...)

Em Itaqui, abastecemos, fizemos café em frente à Caixa Econômica.  Um senhor (Jorge Lauter) nos “atacou" para conversarmos, possui MHome e é associado do Rancho Móvel, .
Em São Borja. almoçamos no Restaurante Algo Mais , fomos no museu Getúlio Vargas, mas como tantos no nosso país, estava fechado. Às 14 h saímos da cidade.

Museu Getúlio Vargas (fechado) - São Borja-RS
Tentamos “pouso” em Ijuí-RS, mas é difícil, não querem, não permitem, trânsito complicado. Optamos por seguir para Panambi.
Lá, encontramos o pastor Luiz, da Igreja Luterana (da qual fazemos parte), que nos recebeu com prazer.  Estacionamos nos fundos de sua casa.

12/01/2009: A noite foi tranquila e silenciosa.
Seguimos para Passo Fundo,-RS e fizemos a parada obrigatória no Shopping Bourbon, na sofisticada Pastelaria Gulla, da prima Elaine.   Lá se saboreia o melhor pastel que já comemos...
Às 14h saímos com destino à Piratuba-SC.
O camping estava vazio mas a cidade lotada, pois é período de “Kerb” e de férias.
Encontramos o Sr. Euclides (MHome de Corbélia/PR) com esposa e netos. Passeamos na cidade, deixamos roupa para lavar na lavanderia.

13/01/2009: A noite tranquila, choveu pela manhã. Fomos à piscina; depois  fizemos almoço e descansamos.   À tarde, piscina. Buscamos roupas na lavanderia (limpinhas e cheirosas) e, pelas 18:40h voltamos para a piscina

14/01/2009: Caminhamos na cidade, tentamos o passeio para a hidroelétrica de Machadinho, mas a van não saiu (pela terceira vez!). Tomamos chimarrão, almoçamos e, à tarde após uma chuvinha fina, fomos para a piscina.

Piratuba-SC: a hora do sonoro jato d'água...

15/01/2009: À noite choveu e esfriou pela manhã. Fomos almoçar no restaurante Caminho das Águas. À tarde, com chuva, passeamos, compramos camisetas (baratas) e fomos à piscina.

16/01/2009: Sexta feira. Embora nossa intenção era sair hoje cedo, como o dia está bom, optamos por ficar. Reencontramos um casal de Piracicaba-SP (Marco e Lisete).
A tarde fomos ao mercado, chuva e sol.  Pelas 16h, barraqueiros “inundaram” o camping, com gritaria, sons em alto volume...

17/01/2009: Sábado: a noite foi HORRÍVEL!: som muito alto, baderna, barulho, brigas, bebedeira e gritos, até as 6 da manhã, quando parou um pouco. Mas às 7h um som estremecedor de um carro que chegava. Levantamos “âncora”, esperamos na frente da portaria e, assim que abriu, pagamos as diárias e fugimos da “infernália reinante”, surpreendentemente permitida pela administração do balneário!     Fomos tomar café  da manhã na padaria Sud André.
Pelas 11:30h, chegamos em Xanxerê-SC, almoçamos no Supermercado Badotti . Dormimos um pouco (recuperarmos da noite), estacionados na praça.
Pelas 14h saímos de Xanxerê. A estrada estava tranqüila e às 21:30h chegamos em casa (Toledo/PR).

Total de 29 dias de viagem,  perfazendo 4027km rodados.