Orientações

.

Orientações para auxiliar na viagem pelo Blog :

Naveguem pelos marcadores (palavras-chave) ao lado e, ao abrir uma das viagens

ou contos, atentem para o título (que indicará a data da viagem).

Obrigado e boas viagens ...


quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Viagem maio/2010

Viagem à Porto Alegre-RS, mas em função de muita chuva, conseguimos chegar em Piratuba-SC (onde  esperamos 4 dias pelo fim da chuva, sem sucesso); passeamos em São Mateus do Sul-PR e Curitiba-PR. Foram 11 dias de viagem (de 05 à 15 de maio), rodamos 1.608km, e o total gasto foi de R$140,80 por dia (tudo o que gastamos desde a saída de casa, incluindo a revisão dos freios do Iveco).
mai 2010 Pirat Curitiba
No dia de nossa saída, tivemos uma surpresa: uma de nossas cachorrinhas teve seis filhotes! Arrumamos as coisas para eles, e saímos ao meio-dia.
cachorros II alterado
A estrada estava livre, poucos caminhões. Pelas 17h chegamos na Iveco em Vitorino-PR, pois havíamos programado previamente com eles a revisão do sistema de freios do Iveco. Pernoitamos no pátio e no dia seguinte fizeram o serviço.
Saímos  de Vitorino às 14h, seguimos por Xanxerê-SC, depois pela BR153 (que estava em obras, ficamos parados muito tempo em várias barreiras).  Por já estar anoitecendo, decidimos ir para Piratuba-SC, ficar um ou dois dias para depois seguir viagem.
Mas durante a noite começou a chuva, e nada de diminuir. Cumprimos o “ritual” de Piratuba (piscina, caminhar, camisetas, …), mas sempre com chuva…  Não haviam outros mhomes.
Piratuba 11
No domingo era dia das mães e, embora com a previsão de ir a Porto Alegre para visitar a mãe do Darlou,  infelizmente tivemos que renunciar. A estrada (BR153) que já estava difícil com as obras, agora com chuva fica impraticável. Ficamos mais dois dias, fizemos algumas comidinhas diferentes; pelo cozinheiro em pose fotográfica…
Piratuba 7
Na terça-feira, decidimos por sair, mesmo com tempo ruim, e ir para Curitiba-PR. Seguimos pela BR153, às 11:30h o céu escureceu e em seguida muita chuva e granizo.  Andamos mais um pouco até chegar a um posto, para podermos parar com segurança. Lanchamos, descansamos um pouco. Continuamos pela BR153, alguns trechos bons, outros com depressões, buracos e muito movimento (de caminhões e carretas, principalmente).  Decidimos pernoitar em São Mateus do Sul-PR, pois estava comecando a anoitecer.  Vimos que a cidade ainda sofre alguns danos causados pelas chuvas (o nível do rio estava bem acima do normal, o que afetava instalações de água, esgoto e energia da cidade).
No dia seguinte já continuamos a viagem até Curitiba, onde ficamos novamente no camping do Celso (empresa Só Trailer).  Almoçamos no mhome, descansamos. À tarde fomos de ônibus para a cidade. Caminhamos no calçadão, tomamos café com doce na Confeitaria das Famílias; visitamos o SESC no Paço das Artes (antiga prefeitura) prédio reformado, muito bonito.
No outro dia, visitamos nosso amigo Paulo, que tem uma paixão por fuscas (assim como nós). Seus carros estão ainda mais lindos. Ele estava um pouco tristonho, pois sua mãe havia falecido dias antes. Conversamos bastante, e antes do meio-dia saímos, indo de ônibus até o centro.
PAndrade 3  alterado
Almoçamos no centro, passeamos, “namoramos” vitrines, adquirimos artesanatos.  Agendamos com nossos outros amigos (Marco e Graci) para irmos à casa deles à noite. A Graci fez lasanha (já citei em outra viagem, ela faz massas tipo italianas na empresa – Palácio Ducale de Veneza).  O jantar, como era de esperar, lindo e delicioso.  Colocamos os assuntos em dia. Falaram um pouco de suas viagens (viajam de moto). Nas nossas comparações, as diferenças básicas são: a velocidade da moto, que é muito mais rápida, e a nossa praticidade em ter a casa junto.  Mas nós quatro curtimos e adoramos viajar, cada casal com seu veículo predileto.
Mais um dia passeando em Curitiba, tomamos café no Paço (prédio do SESC), uma delícia de brownie e torta. Achamos mais uma lojinha de artesanato (fios, lãs e tecidos), pertinho do Paço das Artes. Voltamos para o mhome, começamos a arrumar as coisas para viajar no dia seguinte.
O dia amanheceu nublado, mas precisamos voltar para casa, os compromissos aguardam. Seguimos pela BR277, pagando os 07 pedágios (num total de R$89,20 !). Perto de Prudentópolis paramos no Chalé Costenaro, compramos queijo e cracóvia. No Restaurante 3 Pinheiros paramos para descansar e lanchar.  Pelas 20h chegamos em casa.
Esta viagem foi um pouco enfadonha; em decorrência da chuva, que não nos permitiu chegar ao destino inicialmente previsto, sem perdão da “mamãe” de Porto Alegre; nem nos concedeu liberdade para passear e melhor aproveitar.  Também agravada com algumas rodovias, em precário estado de conservação (não havíamos passado antes e pretendemos não passar tão cedo). Em agradável compensação, as pessoas que encontramos (revemos ou conhecemos) foram maravilhosas,  nos proporcionaram satisfação e alegria.
Esperamos que a próxima viagem ocorra logo e, com lindos e longos dias de sol.    Até breve…
030 I Lobos

Nenhum comentário: