Orientações

.

Orientações para auxiliar na viagem pelo Blog :

Naveguem pelos marcadores (palavras-chave) ao lado e, ao abrir uma das viagens

ou contos, atentem para o título (que indicará a data da viagem).

Obrigado e boas viagens ...


terça-feira, 19 de abril de 2011

Viagem abril/2011 (parte 1)

Olá! Após alguns dias colocando as “obrigações” em dia, estamos na estrada. Desta vez serão apenas alguns dias, mas já serve para alimentar o espírito de viajante.

Saímos de Toledo com a primeira escala em Xanxerê-SC, para participarmos de um evento de automóveis antigos. No trajeto, alguns trechos estavam bem ruins, com grandes crateras. A atenção precisa estar 100% e qualquer descuido pode causar um sério problema.  Na cidade de Xanxerê, o evento realizou-se no parque de eventos da FEMI, um local amplo, de fácil acesso.

Conseguimos estacionar no próprio parque de eventos, com energia elétrica  e segurança. A noite foi bem tranquila. No evento haviam uns 80 carros, alguns originais e ótimo estado de preservação, outros nem tanto, mas cada proprietário tem o direito de propriedade e alteração.

 DSC04716 DSC04714

DSC04721 DSC04724

No domingo após o meio-dia, foram entregues as premiações e logo os donos começaram a retirar seus carros. Decidimos por também seguir viagem, e foi uma escolha acertada, pois havia pouco movimento na estrada. Como era cedo, ainda não haviam os motoristas afoitos, aqueles com pressa de chegar a algum (ou nenhum) lugar.

Precisávamos abastecer e como estávamos na BR 153, perto de Concórdia-SC, optamos por abastecer no posto Mime (Coopercarga). Sempre fomos bem atendidos, o preço é atrativo e, como há bastantes caminhoneiros,  uma consequente rotatividade do combustível.  Seguimos mais um pouco e chegamos a Piratuba-SC, onde encontramos alguns amigos do G7 já estacionados: Mauro e Silvana, Rogério e Cida.   Fizemos um lanche coletivo e depois fomos caminhar um pouco pela cidade.

Passamos alguns dias em Piratuba, caminhamos, olhamos vitrines, fomos até a estação de trem; nosso DVD resolveu parar de funcionar, levamos para consertar mas não teve jeito: tivemos que comprar um novo. Funcionou apenas um dia, depois pifou também e foi bem difícil conseguir a devolução.

Quanto ao camping de Piratuba, o administrador (Sr. Luiz) tem conseguido deixar tudo organizado, limpo, tranquilo. Tem feito várias melhorias (aterro, colocação de brita no locais de estacionamento, melhorias nos sanitários), e o mais importante: tem controlado o acesso à área do camping: apenas os campistas entram, e não mais qualquer um que queira "passear com o carro”. Passamos vários dias e por sorte e boa administração, não tivemos o desprazer de outras vezes (barulho, som alto, bêbados). Tomara que consigam manter tudo em ordem e tranquilidade.

Ao nosso grupinho adicionou-se o Heinz e Rita, e Jaime e Vera. Colocamos nossas conversas em dia, atualizamos as informações de roteiros e encontros. Fizemos uma deliciosa feijoada, com nosso “cozinheiro-mor” Heinz no comando. Cada um trouxe alguma coisa, que no final, fez uma refeição muito saborosa.

 DSC04727  DSC04726

DSC04732 DSC04735 alt

Na quarta-feira eles seguiram para Chapecó, onde seria realizado o encontro do Rodamundo. Nós decidimos ficar mais uns dias, e depois seguir para o Sul. Estamos colocando a leitura em dia, caminhando, conhecendo pessoas interessantes e revendo amigos antigos… Um reencontro especial foi com José e Denise (mhome de Pomerode), pessoas muito cultas, viajadas, com muita história e bagagem pra contar…

No domingo decidimos por seguir viajem para Gramado-RS. A rodovia até Lagoa Vermelha-RS está  razoável: alguns trechos ruins (crateras) outros recém recuperados. A barragem de Machadinho também rendeu bonitas fotos.  Em Vacaria-RS paramos para lanchar no mhome, pois em domingos não há o supermercado com restaurante aberto.

DSC04738 DSC04741

 DSC04748

A viagem foi tranquila e, diferente do anunciado, não choveu nem fez calor demasiado. Em Caxias do Sul tentamos manter contato com os amigos Humberto e Nair, mas sem sucesso. A partir de Caxias a rodovia que estava quase vazia, começou a lotar, muitos veículos e caminhões começando a subir a serra. De Nova Petrópolis a Gramado era quase uma fila constante de carros retornando.

A chegada em Gramado assutou um pouco: Trânsito congestionado para todos os lados, motoristas que não sabiam ao certo onde ir nem qual faixa (esquerda ou direita) pegar. Por sorte, a rua que vai ao campig (e à Canela) estava livre.   Estacionamos no camping, ainda tranquilo, abrimos o toldo, tomamos um bom banho e em seguida começou a chover. Não foi muito forte, mas os relâmpagos assustaram. Soubemos que ao redor (Taquara, Porto Alegre e outros) houveram estragos em função da chuva e ventos fortes.

Começou uma neblina forte, que perdurou ainda na segunda e terça. Até agora não conseguimos passear e ver as belezas da cidade, que está preparada para a Páscoa (Chocofest), mal conseguimos ver do outro lado da rua…

DSC04750 alt DSC04749

Estamos torcendo para que melhore o tempo, e consigamos aproveitar nossos dias em Gramado.  Em breve enviaremos o restante da viagem… Abraços e até logo

San&Dan

DSC04742

Nenhum comentário: