Orientações

.

Orientações para auxiliar na viagem pelo Blog :

Naveguem pelos marcadores (palavras-chave) ao lado e, ao abrir uma das viagens

ou contos, atentem para o título (que indicará a data da viagem).

Obrigado e boas viagens ...


quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Instalação de Placa Solar

 

Olá. 

Estando há alguns dias em casa, organizando as coisas (fazendo faxina, aparando nosso imenso gramado, organizando o trabalho, etc.), como sempre, pensando e fazendo algumas melhorias no mhome.  Esta postagem é diferente das anteriores, pois não traz o relato de uma viagem, mas sim a instalação de um equipamento importante para nós e muitos colegas: uma placa solar fotovoltaica para geração de energia elétrica e carregar as baterias.

Após quase um ano de análises, questionamentos com colegas, consulta de preços, análise de instalação, questionamento de transportadora confiável, disponibilidade de fundos financeiros,... decidimos por instalá-la e, deste modo, ficarmos um pouco mais independentes de energia com fonte externa.

P9280027  alt

Adquirimos a placa da empresa Solar Brasil  (http://www.solarbrasil.com.br/); modelo Kyocera KD 135 Watts (mexicana), com controlador de Carga UNI SML10A 12V/24 (chinês). De acordo com as informações da empresa e do manual, este modelo gera até 38 Amperes/dia. Assim, considerando uma incidência de sol de 7 horas, a geração média será de 5,4 Amperes/hora.

A transportadora utilizada foi a TWR (http://www.twrtransportadora.com.br/) de Toledo-PR, com filial em São Paulo-SP, que fez a coleta na empresa Solar Brasil e nos entregou em 48 horas (conforme combinado). Demonstram boa organização,  e preço compatível.

Fizemos o pedido numa quarta-feira e começamos a esquematizar sua colocação (localização, fixação, eletrodutos de passagem,...), posicionamento do controlador (acesso, visibilidade,...), instalação de fusíveis e interruptores (placa e bateria),... Sempre com a intenção de causar menor dano á carroceria do mhome.

Como haviam algumas outras pendências em andamento (comutador para ligar a antena às 2 TVs,  “percurso” do novo cabo de TV,  cuja constituição metálica, de alumínio, não aceita solda de estanho e outros obstáculos)...  Tarefas, cuja conclusão devia anteceder a chegada da placa.

Embora pareçam muitas coisas  a serem feitas,  lembramos que, há 7 anos, nós (Dan & San) desenvolvemos todos os projetos (planejamento, estrutural, instalação elétrica, hidráulica, esgoto, ergonomia, estética, aerodinâmica,...).  Adquirimos o chassi/cabine Iveco 0km e instalamos uma “indústria”, em nossa ampla garagem, nos fundos da residência. A parte externa da carroceria, toda em aço, foi executada em indústria de caminhões especiais.

A partir do veículo “oco”, executamos todo o seu equipamento (isolamento térmico, acústico, mobiliário, instalação de fogão, micro-ondas, refrigerador, pia, lavatório, forro, revestimentos, bancos, reservatórios de água de água limpa e servida, ...), em 9 longos meses de trabalho.   Para tal, dispusemos de farto equipamento: serras elétricas (circular fixa, manual, tico-tico,..) esmeril, escova metálica, mini-retífica, soldador, compressor (ar e pintura), além de centenas de outras ferramentas.

Poucas tarefas foram delegadas e, dentre estas, as portas dos armários foram executadas em marcenaria de confiaça (Cerbarro Móveis).

1 escolha det finais

Por estes motivos, tudo que queremos instalar ou substituir no mhome, nós mesmos  fazemos (ou tentamos!).  Sabemos  onde pode-se furar ou soldar, sem romper ou alterar estrutura ou instalações.   E, com a placa solar não foi diferente.

Decidimos por colocá-la entre o climatizador e a clarabóia traseira, pouco lateralizado para permitir acessos sobre o teto. O controlador, optamos por colocá-lo atrás da cabine, sobre a coluna direita (onde descem os cabos para as baterias),  com os interruptores acessíveis e próximos às portas (direita da cabine e do habitáculo).

Todos os cabos (6mm, vermelhos e pretos) seriam instalados em eletrodutos, isolados e afixados (evitando  possíveis “curtos” ou vibrações) .  Muitas dificuldades foram vencidas: passagem do eletroduto pelo forro, sem rompê-lo; fixação dentro da estreita coluna, com mãos e braços arranhados;  instalação embaixo do mhome, sem rampa;... 

Para atravessar o teto, sem “furá-lo”, preferimos passar a fiação pelo climatizador, que foi parcialmente desmontado. Então, “às cegas”, milimétricamente calculado, fizemos um furo em duas paredes internas do climatizador. Utilizamos inicialmente broca fina, sempre com limitador de profundidade.  Colocado o eletroduto e vedado com silicone, limpamos e montamos o “Resfriar”, sempre com as inesperadas dificuldades, como: depois de montar a parte externa, um parafuso “prisioneiro”, parte da fixação da interna, soltou-se..  Daí, penosas subidas e descidas ao teto, procedimento de nova desmontagem superior,  solidarização do teimoso parafuso, administração do consequente estresse...   Enfim, ao final de um dia de trabalho, o jubiloso progresso de centímetros!

A coluna tem um acesso a média altura, onde havíamos colocado um prateleira embutida.  Retirada, constitui um bom acesso ao seu interior.  Mas é claro que rompeu-se ao ser retirada e, construir outra exigiu horas de meticuloso trabalho.  A coluna possuia também uma parede interna inferior (compartimentação estrutural), a qual foi “furada” com ponção, talhadeira de gume oblíquo, lima e muito trabalho e arranhões nos braços e mãos, pois o espaço exíguo não permitia entrada de furadeira. Enfim, eletroduto vertical colocado na coluna, assim como a “prateleira”.

DSC05835

Outros orifícios foram executados: na parte inferior da coluna e na entrada lateral da caixa da bateria, para  passagem do eletroduto.  Como não possuíamos brocas largas e furadeira potente para tal, foi necessário alargar os furos com mini-retífica (que consumiu várias ponteiras abrasivas) e lima manual (cansaço com agravante da limitação de espaço).   Concluído e vedado com silicone.

P9270018  alt

A conexão à bateria dependeu ainda de um fusível (30A) conectado ao borne positivo.

P9270017

O painel de controle recebeu o controlador e dois interruptores (já citados), como medida de segurança, um para desligar a “chegada” da placa e outro, interromper a “saida” para a bateria.   O fabricante da placa não informa sobre a necessidade destes interruptores, mas concluimos por sua conveniência.  Decisão esta, confirmada por outros colegas que possuem placas instaladas há mais tempo

O painel de controle foi executado em placa de madeira, vazada para encaixe do controlador e colocação dos interruptores.  Sua colocação, oblíqua ao plano do armário (sobre a cabine), permitiu a colocação da fiação e contatos dos interruptores.

P9270012  P9270013 alt

Ao desligar o borne negativo para evitar curtos circuitos, constatamos fugas de energia, decorrentes de “stand by” de outros equipamentos (rádio de painel, sistema de alarme,..) o que causou confusão temporária.   Durante muitas horas, tentamos (e conseguimos) desligar o alarme e o rádio, porém, concluimos por mantê-los, considerando o baixo consumo. Ainda bem que preservamos todos os manuais dos equipamentos instalados.  O curioso registro de energização era decorrente de “ponte” de passagem pelo filamento da lâmpada teste, entre o borne negativo e a carroceria.  Nunca é tarde para aprender!

Mesmo após estas conclusões, conferimos novamente todas as conexões elétricas, como as ligações dos negativos com a carroceria, dezenas de ligações dos positivos (alarme, rádio de painel e ondas curtas, intercomunicador, bomba dágua, iluminação dos baús, exaustor, inversor,...).  Em sete anos, nunca tivemos problemas elétricos e, esperamos que, com esta manutenção, tenhamos outros tantos em segurança.

A cada etapa dos serviços, as ferramentas necessitavam ser guardadas ou inundariam o ambiente, causando dificuldade de encontrá-las rapidamente. Assim como restos de fiação, aparas metálicas,  solventes, poeiras de cortes e lixamentos,...  Várias vezes ao dia e, sempre à noite, o mhome e a oficina eram limpos (varridos, aspirados, ..) para reiniciar as tarefas em ambiente agradável.  Procedimento este adotado desde quando construimos o mhome, há sete anos.

DSC05836

Já uma semana depois do início dos trabalhos, acordamos cedo para realizarmos a parte final: colocar a placa solar em cima do mhome.  Para isso, colamos com silicone um perfil macio de borracha, por toda a borda da placa.  Colocamos também 04 suportes (com parafusos/arruelas/porcas inoxidáveis e cabeça sextavada) na placa,  que serão afixados com autoatarrachantes Philips (inox) no teto do mhome.

P9280020 

Transferimos nosso “ferramental” para o teto do mhome, a mais de três metros de altura: chaves de boca de vários tamanhos, philips várias bitolas, silicone, martelo, lixa, óleo, álcool para limpeza, furadeira, brocas, alicates, tesoura, soldador, estanho, extensões de fio, panos muitos para forrar o teto e para cobrir a placa (não gerar energia enquanto instala) e outras tantas coisas.

P9280022

Preparamos o teto do mhome para receber a placa (virada para baixo) e arrumamos  a placa para subir (envolta em papelão). Dan subiu, pela enésima vez, acomodou-se  e eu, sobre uma mesa,  fui  levantando a placa aos poucos, até que conseguimos chegar com ela lá em cima (embora pese 12,5kg, pareciam 50kg pela fragilidade e óbvio receio de queda ou dano). O teto ficou pequeno para os dois operadores, a grande placa e o arsenal de ferramentas, exíguo espaço agravado pela pequena altura ao telhado da garagem e pelo calor irradiado.

Instalamos os cabos na caixa de conexão atrás da placa, e depois giramos (quase não passou abaixo das vigas do telhado).

P9280024

O mais difícil (nesta etapa final) foi apertar os parafusos das cantoneiras da placa (sem espaço para girar as chaves de boca, opostas)  e apertar os parafusos philips no teto do mhome, extremamente teimosos e em posição difícil (limitação de espaço, perigo de queda e sem poder sequer ficar sentados, ...).

Mas, afirma um célebre desconhecido que, “no final tudo dá certo e, se não deu certo, é porque não chegou no final”.

P9280028 

Nossa placa fotovoltaica maravilhosamente instalada, controlador de carga funcionando (led verde aceso) e indicando que a pouca luz incidente pela telha translúcida é suficiente para produzir energia elétrica e carregar as baterias, mesmo dentro da garagem.  

P9280032

Para testarmos a real geração de energia, colocamos o mhome fora da garagem, ligamos a geladeira (110V)  e o inversor (transforma 12V da bateria em 110V).

Tudo funcionou muito bem e, em duas horas, as baterias foram alimentadas pela placa (a carga chegou aos 13V) e, mesmo quando a geladeira ligava (com start de 900W), o sistema suportava e mantinha excedente de carga para as baterias.

Agora, pretendemos terminar a faxina geral, alguns retoques (incluindo pintura) e, daqui a alguns dias, sair para testar o mais importante: verificar quanto tempo durará a carga das baterias alimentadas apenas pela placa. 

Para concluir, a confirmação de que “o sucesso do resultado é sempre superior à soma dos sacrifícios”. 

Esperamos que estas informações possam trazer mais subsídios aos usuários de mhome, assim como suscitar comentários ou críticas.  Até breve!

San & Dan

DSC03603  alt

43 comentários:

graça e renato disse...

Qdo crescer quero ser igual a vcs. Parabéns e que tudo corra mto bem!

Anônimo disse...

Olá San e Dan, tenho acompanhado o blog de voces já a um bom tempo, parabéns pelas descrições de suas viagens, extrema e agradávelmente pormenorizadas, bem como acompanhadas de belas fotografias, que nos levam a viajar juntamente com vocês. Também sou motorhomeiro, por coincidencia com o mesmo chassi, apenas o que nos diferencia é que o meu tem o avanço por sobre a gabine. Instigado pela leitura do seu blog, bem como do Renato e a Graça de Floripa, iniciei um para contar as minhas (poucas ainda) viagens, mas como ainda estou na ativa, não consegui dar prosseguimento no mesmo, o que espero fazer nos próximos dias, assim que baixar a poeira um pouco. Mas acompanhei toda a narrativa da instalação da sua placa solar e fiquei extremamente interessado, só faltou informar o custo de todo o material, se os Amigos puderem fazer a gentileza o meu email é jleotti@gmail.com, pelo que ficaria muito agradecido. No mais quero lhes desejar que Deus continue protegendo-os nos caminhos da vida e que nos permita encontrar-nos para que possamos nos conhecer pessoalmente. Um grande abraço.
José Leotti - Cachoeirinha/RS.

Anônimo disse...

Dan e San,
Encontramos rapidamente em Garopaba, um casal aí de Toledo. Não falaram os nomes. Disseram que os conhecem e que o DAN parece ser o professor Pardal. Não tinhamos dúvidas que daria certo. Parabéns,
Sérgio e Aparecida.

Unknown disse...

Olá. Li algumas postagens de vcs. Gostei muito, principalmente porque eu e a Lílian estamos nos preparando pra aposentadoria, já compramos um motorhome usadinho, tipo onibus que tem que colocar a maioria dos equipamentos elétricos. Essa da energia solar da muita autonomia, mas lhe pergunto porque não optou pelo refrigerador a gás. Agradecido por tudo.
Oriom.

Sandra disse...

Olá Oriom
Obrigados pela visita.
Envie seu e-mail para que possamos enviar nossas sugestões sobre o refrigerador.
Aguardamos
San&Dan

Anônimo disse...

Olá, primeiramente já fiquei fã do trabalho de vocês neste blog. Olha só, minha esposa e eu estamos planejando há mais de uma década cair na estrada, e estou dizendo não apenas como viagens esporádicas, mas realmente viver no motor home. Parece que o dia se aproxima! Este ano queremos por em prática este sonho, no entanto não temos tantos recursos, por isso vamos procurar montar nosso próprio furgão com a ajuda de amigos profissionais de diversas áreas. Pelo que entendi lendo seu post, vcs colocaram a mão na massa na construção do mhome de vcs, não é? Se for isso mesmo, gostaria de saber se poderiam nos auxiliar com algumas dicas. Abraços.
lunopeva@gmail.com

Unknown disse...

Bom dia amigos! é com admiração que eu e minha esposa estamos vendo a união de voçes,continuem assim.(PARABENS)Se puderem mandar-me por e-mail o custo aproximado do material usado na instalação das placas,pois estou saindo do trailer para um micro onibus, e a experiencia de voçes não posso deixar de pedir para que dividam com nós. Abraços e se possivel mantenham me informado.

Sandra disse...

Ola
Mantenha contato via e-mail, não conseguimos encontrar o seu.
Abraços
San&Dan

Oscar disse...

Estou fazendoum motorhome de uma Sprinter longa,no caso do inversor e bom ter folga no inversor e usar um de 2500, A fiação devo fazer com o flexível 6mm. Por favor se puder dar a sua opinião fico agradecido.
Oscar

Sandra disse...

Olá Oscar
Por favor, encaminhe seu e-mail, para podermos responder melhor.
Aguardamos
San&Dan

Unknown disse...

Gente, parabenizar esta demais, achei seu blogpois tenho um iveco 2008 que uso para trabalho e ultimamente tenho viajado bastante e quero fazer uma pequena estrutura de apoio e um dos itens que nos ocorreu foram as placas solares, pois trabalhamos com ferramentas a bateria, ver uma tevê, ter uma geladeira, uma boquinha de fogão, um rabo quente para a aguar do chimarrão, foi ai que achei vcs, pela placa solar, pergunto, vale a pena.?

Matheus Silveira disse...

Olá San e Dan, primeiro parabéns pelo blog! Acompanho sempre as postagens de vocês e encontrei aqui no blog muitas informações que me ajudam nas minhas reformas do trailer e viagens. Agora queria pedir a ajuda de vocês na escolha do painel solar e controlador de carga.

O que me dizem sobre o painel "Kyocera KD 135 Watts"que vocês utilizam? E o "Controlador de Carga UNI SML10A 12V/24"?

Recomendam a empresa "Solar Brasil" para compra?

Vi que instalaram na Refrináutica um compressor "Danfoss" na geladeira, recomendam esta modificação? Estou pensando em comprar uma geladeira com eles.

Com este sistema de placa solar 135W vocês conseguem manter a geladeira funcionando sem outra fonte de energia externa?

Desculpe tantas perguntas, é que estou pesquisando bastante para tentar não fazer a escolha errada.

Se puderem me ajudar ficarei muito grato. Abraço!

Sandra disse...

Olá Matheus
Respondido via e-mail...
San & Dan

Sandra disse...

Olá Erik
A placa solar cumpre sua função de reabastecer as baterias; nós estamos satisfeitos com ela, contudo, é preciso ter prioridades: a nossa é manter a geladeira e 1-2 lâmpadas à noite. Não ligamos a TV quando apenas com a placa (insisto, nossa prioridade é a geladeira); pois ela consumiria uns 65W ligada em 12V. O "rabo quente" consome desde 60W até 150W, ou seja, também tem alto consumo. Nossa placa, com boa incidência solar, gera pico de até 135W/hora (é uma das maiores), ou com 5h de insolação, 675W (informação da Solar Brasil); portanto é só fazer as contas do consumo... Qualquer dúvida, mande seu e-mail, que damos mais detalhes...
Agradecemos
San & Dan

Unknown disse...

Ola San e Dan,

Gostaríamos, se possível, saberde vocês como tem sido o uso da placa solar, se ela dá plena manutenção de energia a geladeira quando não temos acesso a energia elétrica. Possuímos uma Super Bee, e quando utilizamos a geladeira nossas baterias costumam ficar sem carga.
Samir Luis censi - Joinville SC

Anônimo disse...

Olá;
Ví a reportagem de Vc's na Revista Motorhome de algum tempo atrás.Como estou instalando uma placa em nosso motorhome, gostaria como referência, saber como ficou a autonomia da bateria somente alimentada pela placa? Qual a amperagem da bateria utilizada para recarga via placa?
No mais, parabenizo pela instalação feita com muito capricho.
meu mail- jtarrago@hotmail.com
Abraço
Walter - Joinville SC

Unknown disse...

Olá, tive uma ideia e gostaria de saber sua opinião. Se existisse um circuito de geração de energia eólica para as baterias, com o mesmo fim da placa solar, mas através da geração de energia eólica, ele poderia substituir a placa? E valeria a pena substituir se fosse mais barato?

RUBIRA disse...

Olá pessoal, primeiramente parabéns para nós que antes de tudo se queremos, podemos e fazemos, digo isso porque eu e minha esposa construímos também o nosso motor home em cima de um micro ônibus, onde trabalho já a 35 anos em uma empresa de ônibus e pedi ao meu patrão para me vender, mesmo sem terminar de fazer a proposta ele me interrompeu e me disse que não venderia e que ele já era meu. pois seria um presente pelo meu desempenho na em sua empresa. paguei apenas os moveis que foi feito por marceneiros que não os recomendo, não pelo trabalho, trabalho esse excelente que poderão comprovar, mas pela enrolação e aproveitamento, pois comprei todo o material e paguei a mão de obra adiantado e o danado ainda usava meu material para fabricar moveis para outros e ia me deixando para trás.
Depois de muito passar nervoso acabei por levar pra casa sem terminar e alguma coisa que deveria ser feito por eles, terminei em casa.
Também tenho um pouco de professor pardal, toda a parte elétrica, hidráulica, forração do teto, colocando isolamento térmico, assoalho, acabamento lateral interno, pinturas interna, puxadinho para transportar a moto, que sobe e desce com um guincho com controle daqueles que colocam em para-choques, de 12 volts e tudo mais foram feito por mim e minha esposa.
por isso os parabenizo pela inciativa de colocar a mão na massa e dai surgir com eu escrevi com adesivo na traseira do meu motor home: "MAIS QUE UM SONHO, UMA CONQUISTA". adesivo Também feito por mim que tenho uma impressora de corte STIKA e toda as ferramentas necessárias inclusive uma maquina de solta mig de pequeno porte.
podemos até valorizar quando podemos comprar sem por a mão na massa, mas o sentimento é maior quando vemos crescer em nossa frente alguma coisa que construímos com nossa mãos.
A minha historia é longa, não tenho blog, mas se quiserem conhecer um pouco de nós, meu e-mail é vjrubira@hotmail.com e se quiser nos conhecer pelo facebook peça para add, procure por Sonia Valter Rubira.
aproveito para que me informe os custos do projeto Solar que é muito interessante.
Meu abraço e minhas considerações...
Valter J. Rubira

Sandra disse...

Prezado Pedro Henrique:
A idéia é válida. Tanto que estou planejando um pequeno eólico para gerar energia. Deve-se, porém, saber que a produção é pequena, algo como acender alguns leds, ou seja, insuficiente para substituir placa solar.
Mais que um impossível substituto para placa solar, é um desafio que desejo empreender e ver o resultado.
Abraço
Dan

josé Carvalho disse...

Prezado casal, estamos comprando um furgão e eu e mais dois amigos vamos transformá=lo num motor home.Gostaria de perguntar a voces como conseguiram a mudança dos documentos.Felicidades e muito obrigado

Sandra disse...

Olá José Carvalho
Agradecemos pela visita. Sugerimos que consulte as fabricantes de mhome, pois atualmente, para a troca de documentação exigem o CAT, que somente as empresas emitem.
Abraços
San & Dan

RUBIRA disse...

Jose carvalho aqui em nossa região temos um imetro que da sequência aos documentos.
moramos dm Valinhos S.P.
qualquer duvida me evie e-mail.
Valter.

carlosjose disse...

Olá San e Dan, aqui é Carlos e Maria. Moramos em Curitiba e adquirimos um motorhome da Euromaster que já veio equipado com uma placa solar que possui o mesmo controle da sua. Provavelmente do mesmo fornecedor. Estive estudando este controle cujo manual pode ser encontrado no site http://www.unitron.com.br/index.php/produtos/energia-solar1/controlador-de-carga/item/115-outros-controladores e verifiquei que ele só faz a flutuação da bateria. O processo de flutuação repõe muito pouca carga na bateria. É algo como "use a energia enquanto tem sol". Outros modelos fazem, além da flutuação, a equalização da bateria. É na equalização que a bateria recebe carga.
Estou considerando fazer um upgrade no meu controle
Abraços

Carlos

Unknown disse...

Caros amigos (desculpem-me a liberdade de tratá-los assim,

Poderiam me informar se já chegaram a uma conclusão sobre a autonomía conseguida com a placa solar?
Estou montando uma MotorHome em um micro ônibus MB 608 e estou fazendo os estudos referentes à energia para o mesmo e gostaria,se possível, desta informação.
Grato,
Wagner (wafrapin@gmail.com)

Marcelo H disse...

San & Dan, Descobri o blog de vocês hoje a tarde e já se passaram quase 5 horas de leitura, muito prazerosa, diga-se de passagem. Parabens!!!
Ainda não li tudo, mas pesquisei rapidamente e não encontrei um post sobre a montagem do mhome. Esse post existe? Se não conseguem mandar informações por e-mail?
marcelo@construtoracampinas.com.br
Obrigado e parabens!!!!
Abraços

Unknown disse...

gostaria de saber como vcs instalaram tv?,ja que sinal em local deserto e so atraves de porabolica.

Sandra disse...

Bom dia Sr. Agnaldo.
Não somos aficcionados em TV; logo, se procuramos os canais locais (comk antena comum) e funcionam até assistimos, senão, DVDs e livros suprem as necessidades de "ocupar o tempo" à noite.
Até logo
San&Dan

Unknown disse...

Prezados San e Dan, eu e minha esposa estamos viajando com vocês, praticamente a bordo de seu MH. Gostamos muito dos relatos de suas viagens e estamos pensando em também construir nosso MH, pois achamos que possuímos algumas habilidades e equipamentos que nos permitem assim sonhar. Nesta postagem vocês contam como foi a aquisição do veículo e a da carroceria e isso muito nos interessou, pois achamos as vans um tanto estreitas e os onibus caros e grandes. A solução do caminhão Iveco 0km e uma carroceria sob medida pareceu-nos interessantíssima. Permita-nos perguntar: onde fizeste a carroceria? Ficou satisfeito com o custo benefício? Por que optaram por essa solução? Têm algum problema na carroceria após estes anos?
Um forte abraço, não tenham pressa em responder, mas estou ansioso pela resposta.
Alexandre e Antonieta
Taubaté/SP

Sandra disse...

Olá Alexandre MRAlves e Antonieta
Agradecemos pelo contato...
Por favor, nos envie seu endereço de e-mail, para que possamos detalhar melhor as informações.
Aguardamos
San&Dan

Carla Sandim disse...

Olá San e Dan, espero que estejam viajando! :)
Estamos montando o nosso motorhome e vamos instalar um sistema de geração de energia solar. Queremos autonomia total para a geladeira. Tem funcionado bem a placa de vocês? Abs Carla e Rodrigo

Sandra disse...

Olá Carla e Rodrigo
Para nós, tem funcionado muito bem...
Por favor, envie seu e-mail para detalharmos mais a resposta.
Agradecemos pelo contato!
San & Dan

Unknown disse...

Parabéns, ficou um trabalho muito lindo.

Anônimo disse...

eu tenho uma casa rodante e nela eu projetei um sistema solar na minha casa rodante e ficou nota dez tenho energia para manter tv, frigobar,eluminação este projeto foi de um motorhomer da porto seguro ba

Ex funcionário disse...

fiz um projeto em meu moto casa foi uma coisa de primeira não esperava ser tão bom enconomico

Paiva e Keiko disse...

Olá apaixonante casal! Muito obrigado pelas dicas, estava eu aqui as voltas com esta energia solar e resolvi o meu entendimento aqui com vocês, de mesma forma sou eu que faço tudo por aqui. Boas viagens!!!

Lucas disse...

Justo o que procurava sobre energia solar

Unknown disse...

Gostaria de saber sobre valores

Sandra disse...

Bom dia! por favor, encaminhe seu e-mail, para enviarmos as informações mais detalhadas. Obrigados!
San&Dan

RUBIRA disse...

Bom dia
Vendo sua postagem referente a placa gostaria de parabeniza los quanto a explanação de como fizeram esse lindo trabalho.
Ressalto apenas no tocante de alguns itens citado, no caso de colocarem um fusível de 30 amperes onde na realidade sua placa como você disse vai produzir 5 amperes, também no fato de produzir 135 watts sua bateria vai ser carregada pelos amperes e onde é realmente a consequencia dos 135 watts.
Não sei o tamanho de sua geladeira mas uma geladeira de 260 litros ligada pelo inversor de 1500 watts consome da bateria entre 13 a 14 amperes hora ligada direto se descontar entre liga e desliga você consumirá uma média de 7 amperes hora portanto uma não é suficiente para tocar nem um frigobar ligado a um inversor.
Geralmente uma placa de 150W sai de fábrica com fio 10 acredito que deveria ter levado dela até ao inversor a mesma bitola de fio
Sua conta referente a watts não vai bater você somando os utensílios em watts. As placas foram produzida para o sistema on gride ou seja, sistema sobre rede onde então com outro tipo de controlador envia watts para sua residência onde a amperagem consumida da rede é menor que amperagem extraída da bateria.
Tenho ligação do meu motorhone para minha casa onde corto a energia da rua e entro com a energia meu motrhone onde tenho mostradores digitais para conferir o consumo que mostra que para eu consumir média de 3 amperes dentro da minha casa
Eu consumo da minha bateria de 22 a 25 amperes/h da solar uma média
Se você somar so o consumo da sua geladeira, que seja o mínimo de 5 amperes horas, do escurecer ao amanhecer você terá consumido so na geladeira mínimo 60 amperes.
Quando seu sistema começar a carregar, sua placa não vai conseguir suprir em o que consumiu a noite, lembrando que você acendeu luzes, ligou seu leptop e ainda usou bomba d'água e usou tv.
Conforme descrição de uma placa solar de 150W que pruduz 8.2 amperes/h, um controlador de 10 amperes, uma bateria estacionária de 220 amperes você consegue manter até por 3 dias sem sol, 2 lâmpadas, uma tv de 12 volts, e um aparelho de TV via satélite
Quanto a carregar debaixo do seu teto só acende a luz que indica carregando, mas não tem amperagem para carregar a bateria.
Depois de seu uso, gostaria de ver seu resultado.
Abracos e boa sorte.

Sandra disse...

Prezado RUBIRA:

O vosso cálculo está perfeito e condiz plenamente com os aparelhos
consumidores ali elencados.

No nosso caso, o refrigerador tem a capacidade de 116 litros (algo
como um frigobar com congelador), cujo compressor (Danfoss) possui um
processador que “escolhe” a maior fonte oferecida, automaticamente
(12; 24; 110 ou 220V). Quando em viagem (rodando), o alternador do
carro mantém a carga e, estacionado sem fonte externa, as baterias (2
x 100A) suprem a demanda interna. Todos nossos equipamentos elétricos
são econômicos e funcionam em 12V (TV, iluminação LED, bomba d’agua,
climatizador,..). Assim, não utilizamos inversor. Obviamente, não
possuímos forno microondas, ar condicionado, freezer, aquecedor,...
Foram instalados cabos (6mm) conforme explicitado no manual de
instalação, mas fosse instalar hoje, confesso que colocaria 8mm.

Enfim, o nosso sistema está funcionando a contento, pois já
percorremos a Patagônia Argentina por dois meses, sem necessidade de
ligação externa.

Agradecemos pela mensagem, parabenizando-o pelo elucidativo conteúdo,
são raros os comentários portadores de boa troca de informações

Dan & San

Anônimo disse...

Justo o que eu procurava sobre placas solares

Rubens Djekupe disse...

Boa noite,SOU de não.B.camboriu pode me informar quem instala placas solares em sc.vitaz@hotmsil.com

Anônimo disse...

Preciso urgente de uma bateria estacionária, obrigada pelas informações!!