quarta-feira, 27 de março de 2013

Viagem para Europa (parte 3: Andorra)

Olá !

Andorra é um país pequeno, lindíssimo, com muitos atrativos, localizado nos Pirineus centrais, entre França e Espanha;

422 Andorra 444

Possui superfície de 468km2, dos quais 8% urbanizada e o restante ocupado com bosques, lagos e rodeado de montanhas. Possui 85 mil habitantes, sua capital é Andorra la Vella, e o catalão (uma sonora mistura de espanhol, francês e português) é o idioma oficial.

O regime político é de co-principado, assumido em conjunto; pelo Bispo de Urgell (Espanha) e pelo Presidente da França. Em março de 1993 foi assinada a primeira Constituição de Andorra, que converteu o principado em um Estado de direito, democrático e social. Sua economia  baseia-se em comércio e turismo (60%) e financeiro (16%), que muito bem impulsinonam o pequeno país.

Como pertence à Comunidade Européia, nem nos pararam na aduana, embora houvesse muito trânsito de veículos pequenos. Como Espanha e França são vizinhos e os preços são convidativos para compras, há muito fluxo de pessoal. Até o diesel é bem mais barato:  €1,17/L.

O clima é montanhoso, mediterrânico, com média mínima de -2ºC e máxima de 24ºC, com neve frequente. O relevo é constituído por 72 picos, alguns com mais de 2.000m altitude (Comapedrosa: 2.942m).

Estacionamos no Centro Comercial River (N 42º27’12,5” W 01º29’09,9”), em San Juliá de Lória, pois vimos placa de parking para mhomes; e lá há local para desaguar esgoto e vaso sanitário, além de torneira de água potável. Fizemos todas estas tarefas, estacionamos e abastecemos a despensa

423 428

Depois fomos para a capital, Andorra la Vella, enfrentando trânsito, ruas estreitas, pedestres que se jogam nas faixas, e chegamos ao Park Central (Estacionamento central, pago). Seria uma opção de pernoitar, passear pela cidade (lindo centro antigo e comércio), mas é proibida a permanência de mhomes depois das 23h, automóveis sem usuários podem pernoitar.

Voltamos ao centro comercial River (S. J. de Lória) para passarmos a noite; mas o trânsito congestionado e os poucos 9km de distancia, nos fizeram demorar mais de 30 minutos.

No River já haviam mais mhomes, e lá pelas 20h parecia um camping de tantos que haviam. Tomamos um bom banho a bordo, lanchamos e descansamos.

429 431

Novo dia e fomos passear em Andorra la Vella, de ônibus urbano. Visitamos a igreja de Sant Esteve, a Casa de la Vall, ruelas e prédios encantadores. A cidade (assim como o país) fica encravado entre montanhas, talvez isto também ajude a manter a criminalidade a zero.  Alguns prédios são erigidos sobre rocha, em plena calçada, a cinco metros de altura..  Muitas lojas de griffe, cafeterias, docerias.. tomamos um bom chocolate quente para nos aquecermos, e voltamos para mhome.

432 440

442 445

Com o céu nublado e o trânsito complicando, decidimos ficar estacionados no River, aproveitar a internet wifi disponível e atualizar o blog. E também para descansar pois pretendíamos ir no dia seguinte para os Pirineus, ver a neve.

Domingo, dia de passear. Acordamos cedo para não pegar o trânsito complicado; e seguimos pela rodovia (única) sentido França. Em Canillo fizemos uma parada para visitar o Museu da Moto (€7,50), com belos exemplares antigos (destaque para a evolução mecânica e técnica) e alguns modernos, bem como uma exposição de motos trail e as que pertencem ao vencedor do Rally Dakar. A Sra. Silvia (atendente),  é um modelo de atendimento e dedicação ao museu. (www.m2r.ad

454 455

460 461

462 469

483 472

As 11h seguimos viagem, rodovia ótima, bastante movimentada, principalmente pelos praticantes de Ski e outros esportes de neve. Há várias estações e teleféricos, cujas pistas, algumas com dezenas de quilômetros, repletas de praticantes.

451 492

488 489

496 500

Depois de Bordes d’Envalira França, há duas opções de rodovia: uma pelo Túnel d’Envalira (cerca de 5km), um caminho rápido, mas apresentado tal um “filme cego” da paisagem natural;  ou pela serra com cerca de 12km, com muitas curvas e neve, muita neve; em alguns lugares os marcadores de neve (3m de altura) estão cobertos, noutros alguns veículos podem ser identificados pelo teto ainda visível. Chegamos perto de 2.500m de altitude.

507 503

508 513

Não há como descrever tamanha beleza, é tanto encantamento, tantas maravilhas, que o frio nem é sentido, nem as curvas perigosas. Somos tão pequenos diante de tanto gelo, de tantas montanhas. Deus certamente estudou bem Geometria Espacial para desenhar este fantástico cenário…

506 516

Em Porté-Puymorens (já na França), fizemos uma parada para tomar um vinho e aquecer, fotografar e brincar um pouco na neve… Ao começarmos a almoçar, ouvimos um barulinho nas clarabóias, parecia chuva, mas não havia gotas no parabrisa.  Ao abrirmos a porta: a surpresa: nevando, fininho! pareciam floquinhos de aveia…

522 523

Agora já estamos na França e o restante fica para a próxima postagem.