quarta-feira, 17 de abril de 2013

Viagem pela Europa (parte 8: Alemanha)

Após vários dias de chuva em Mulhouse-FR, na sexta-feira, aproveitando o sol aparecido, seguimos para a Alemanha (Deutschland).

Na fronteira, apenas uma placa indica a mudança de país. Rumamos até Mulheim-DE, uma das cidades-entrada para a Schwarzwald (Floresta Negra). Muita dificuldade para estacionar na cidade (automóveis nas vagas para mhomes).

001 002

Paramos ao lado da igreja e procuramos pelo centro de Informações Turísticas: perguntamos para 3 pessoas, e as 3 deram informações diferentes. Desistimos depois de caminhar muito e não encontrar.

Floresta Negra (Schwarzwald): é a região mais pitoresca da Alemanha, coberta de pinheiros e abetos, com mais de 4 mil km2. Cerca de 320 cidades fazem parte dela, que convidam a passear e usufruí-la. Mais de 70 picos se elevam acima de 1.000m e muitos esportes de inverno são praticados.

002b 003

Almoçamos a bordo e seguimos viagem pelo caminho indicado no Mapa Michelin e no Guia Europa: Mulheim – Badenweiler – Neuenwegg – Böllen – Schönau. Rodovia estreita mas belíssima, os pinheiros da Floresta Negra, os rios e as quedas d’água formados pelo degelo, e NEVE, muita neve e frio!  Magnífico, um dos trechos mais lindos da viagem.

005 009

015 017

019 024

028 026

Em Schönau (Supermercado Rewe), compramos um delicioso Osterbrot (pão de massa folhada, com frutas cristalizadas, chocolate, sabor indescritível...

033 035

040 041

Pela estrada secundária, fomos até Todtnau. Em Muggenbrunn, havia um camping que nos foi recomendado. Estacionamento difícil (neve) e, a atendente pediu €22,40;  sem direito à eletricidade e chuveiro, que seriam cobrados à parte. Obviamente seguimos viagem, mas antes fotografamos o camping com os trailers estacionados e a neve…

042 044

Seguimos subindo pela estrada sinuosa, até Hofsgrund (pico Schauinsland 1284m), e logo começou a descida, com bela vista para a cidade de Freiburg e o vale abaixo. Paisagem fantástica… Em Horben paramos para pernoitar, estacionados ao lado de um correntoso rio do degelo, com frio congelante…

050 051

004 012

Novo dia e fomos cedo para Freiburg, para estacionar no centro. Conseguimos ao lado da Catedral, tomamos café no estacionamento e depois fomos fotografar os prédios da cidade.

“Freiburg im Breisgau” (tem sobrenome): foi fundada em 1120, possui curiosas valetas que acompanham as ruas, antigamente usadas para apagar os frequentes incêndios. A catedral gótica começou a ser erguida no séc. XII e possui uma graciosa praça em frente (Münsterplatz).

054 Freiburg 055

059 063b

064 068a

079 081

Às 10:30h saímos e, após vislumbrar uma bela igreja no alto do morro, logo vimos a entrada para a cidade: Breisach-DE. Encontramos um Wohnmobile (área de estacionamento e serviços para mhome): €6,00 para pernoitar (durante o dia não paga), €1 para descarregar esgoto e vaso e €1 para abastecer de água (máquinas automáticas) . Coordenadas: N48º01’46,8” E07º34’33,4”

Ótimo local, com uma centena de vagas. Exatamente às 20h (horário da cobrança noturna), um funcionário passou nos mhomes conferindo se havia o ticket…

083 084

A história de Breisach tem mais de 3 mil anos (Celta)! Seu melhor desenvolvimento ocorreu após o séc. XVII, mas 85% da cidade foi destruída na 2ª Guerra Mundial e reconstruída após 1950.

Almoçamos, descansamos e depois começamos a subida até a parte alta, onde fica a parte antiga. Lá, a Igreja St-Stephan’s Münster em estilo românico construída entre os séc. XII e XV; a torre Radbrunnenturm, construída a partir de 1198, com poço de 41 metros de profundidade para retirar água, utilizando imensa roda de madeira movida a “caminhada humana” (semelhante aos carrosséis de hamsters) e uma antiga torre de observação (Tullaturm) do séc. XVIII, situada na Schlossplatz  .

085  086

089 089a

100 101

105 099

107 108

Depois compramos um delicioso bolo Floresta Negra (semelhante ao brasileiro, mas com o apetitoso sabor de original) e voltamos para mhome, descansar, sentados nas cadeiras ao sol. Alguns vizinhos mais corajosos até se bronzeando…

No domingo saímos com belo dia de sol e, como faltam 30 dias para o fim de nossa viagem, optamos por começar o retorno, entrando na França e seguindo para sudoeste. Mas isto fica para a próxima postagem.

Abraços e Até breve!

023

Anônimo disse...

Alô companheiros,
As fotos estão lindas. E vocês dois,
verdadeiros desbravadores. E a hospitalidade européia, estão gostando?
Aguardamos a próxima postagem.
Que Deus continue com vocês.