terça-feira, 28 de maio de 2013

Viagem pela Europa: parte final e resumo

Saímos de Lisboa novamente com a TAP até Porto Alegre-RS.  O vôo foi tranquilo, embora com turbulência por quase todo o tempo: 11 horas de vôo (sacudindo menos que os ônibus intermunicipais). A bordo, almoço saboroso (peixe e pure ou macarrão com aspargos, saladas) e lanchinho restaurador (frutas, pães, requeijão, doces).  Na chegada ao aeroporto tudo certo (alfândega, passaportes), mas a bendita mala despachada demorou para ser entregue, ficamos quase 1 hora esperando... Nas próximas vezes, tentaremos viajar apenas com bagagem de mão.

O irmão do Dan nos aguardava, feliz por nosso retorno e pela realização de tão sonhada viagem. Já agradecemos, mas ressaltamos aqui, sua excelente dedicação à nós (levar, buscar, hospedar,…), fraterna atenção tanto na ida quanto agora no retorno.

P5190003 P5190005

Domingo, visitamos parentes, almoçamos um saboroso churrasco (para matar a saudade), e organizamos nossas malas para ir a Gramado, no dia seguinte, e reencontrar nosso estimado mhome.

Uma calorosa recepção em Gramado: nosso amigo Pedro nos aguardava na rodoviária, e a esposa Vera preparou um delicioso almoço “carreteiro” para receber. O amigo Eduardo (uruguaio) havia lavado caprichosamente nosso mhome. Um bate-papo agradável, troca de informações…

Depois, trabalhar: Dan cuidou da parte externa: retirar os revestimentos isolantes da placa solar e do para-brisa, lacres de inviolabilidade, esvaziar caixa d’água e reencher, ligar luz e baterias, etc. E San foi para dentro do mhome: abrir malas, guardar tudo nos devidos lugares (roupas, calçados, mapas, muitos livros, etc.), limpar e abrir janelas para ventilar.

Como o mhome ficou apoiado em calços de madeira, esta foi a pior parte, pois como choveu bastante, eles afundaram no solo, com dificuldade para “enfiar-se” por baixo e instalar macaco hidráulico em cada ponto. Embora com a umidade presente, conseguimos, e para nossa feliz surpresa, o motor funcionou na primeira tentativa. As  baterias, desligadas há mais de dois meses, apresentavam carga ótima (12,20V). Muito Bom!.

PA162643 PA162644

O espanto foi na visita ao supermercado, pois os preços majoraram e muito. Imaginamos que, com as altas pequenas e diárias, as pessoas não notam, mas nós surpreendemo-nos com os altos valores dos alimentos em geral.

Pão, frutas, legumes, carnes estão com preços semelhantes. Queijos, vinho, água mineral, leite estão aqui mais caros. Exemplo: água mineral em galão de 5 litros, na França custa €0,42 (ou R$1,37), aqui no Brasil R$ 5,00!  Nestas compras, apenas o alho estava mais barato aqui!

No dia seguinte, aproveitamos o sol para fazermos limpeza, colocar cobertas e travesseiros para arejar. Organizar baús.   Almoçamos em Canela (by bus), no restaurante Olímpia, comida deliciosa, variedade de saladas, pratos quentes e carnes. Buffet livre ou por quilo.  Novamente elogiamos os proprietários pelo serviço e qualidade.

Infelizmente, chega a hora de iniciarmos o retorno para casa. Fizemos percurso até Piratuba (400km), onde ficamos 1 dia para nos recuperarmos.

PA172662 P5245346

Novo dia e mais um percurso, seguindo pela BR-153 e depois pela PR-170, até a cidade de Bituruna, onde paramos no Empório e Restaurante Sabor Italiano, para almoçar: tortéi de abóbora, pirogue de requeijão, polenta na chapa, queijo coalho, filé de peixe, salada e suco de uva; porção para 1 pessoa, comemos muito bem e estava delicioso por R$ 20,00  (localização: S 25º33’27,4”  W 51º29’16,4”).

P5255348 P5255359

A PR-170 está razoável, possui muitas curvas e paisagens lindas, mas é uma rodovia para percorrer sem pressa, as curvas são traiçoeiras e há subidas e descidas fortes.  Seguimos viagem tranquilos e chegamos à Colônia de Entre Rios (uns 15km antes de Guarapuava), colonização alemã, casinhas lindas, café colonial e comidas típicas.

Novo dia e seguimos pela BR-277, pagamos três pedágios e a rodovia com trânsito leve.  Fizemos breve parada em Cascavel para almoço e supermercado e, as 15h chegamos na casa fixa…

RESUMO DA VIAGEM:

Foram 83 dias de viagem, 15 dias no Brasil (ida e volta até Gramado-RS), percurso de 2.100km;  67 dias na Europa com o mhome, rodamos 6.020km; percorremos 6 países (Portugal, Espanha, Andorra, França, Suíça e Alemanha), visitamos e/ou pernoitamos em 76 cidades.  Fizemos apenas 1 pernoite em hotel (Lisboa), antes de retornar.

Quanto a nossa despesa, TOTAL E ABSOLUTA: documentos, passagens, seguro, aluguel do mhome, malas, deslocamento ida e volta até Gramado, toda nossa despesa na Europa (diesel, supermercado, refeições, passeios, campings, estacionamentos, gorgetas, 1 diária em hotel, etc.), foi de aproximadamente €12.700 o que corresponde  a  €153/dia ou R$ 420/dia).

Fizemos um gráfico para melhor ilustrar os percentuais das despesas…

Alguns valores importantes: aluguel do mhome por dia custou €61,00 (abaixo da média pois o período de locação foi longo e pegamos baixa temporada); o custo do diesel em média foi de €1,50/L; os campings completos (luz, água, esgoto, internet, sanitário, lavanderia) custam em média €20,00 a diária, mas como observaram, sempre que possível, ficávamos em estacionamentos gratuitos para mhomes (muito comuns e seguros). Também ficamos em áreas de serviços  para mhomes (públicas ou privadas), que variam desde custo zero até €10,00/diária.

Importante lembrar que, a caixa de água e de esgoto dos mhomes europeus são menores que as nossas, possuem apenas 100 litros, e todos os mhomes possuem sanitário tipo cassete (gaveta, de 17 litros), semelhante ao nosso brasileiro. Os serviços disponíveis nos campings são plenamente utilizados por todos e, tomar banho, usar o sanitário, lavar roupas ou louças,… não é desagradável ou vergonhoso, como pensam alguns colegas brasileiros. Obviamente, o recato e o respeito encabeçam a lista de qualidades demonstradas…

401 403

405 407

A qualidade dos serviços oferecidos pela maioria dos campings é nobre: limpíssimos, funcionais, completos.  E os usuários (nós!) mantemos limpos…

510 estac Nexon 747 estac S J Luz

Com nossa experiência pelo Brasil e América do Sul, economizamos água (como fazemos aqui) e conseguimos ficar até 3 dias sem abastecer e esvaziar tanques, tomando banho todos os dias, cozinhando, lavando louças e roupas pequenas.

Importante lembrar ao citar os campings, que CADA CAMPISTA É RESPONSÁVEL PELO USO;  esgoto e abastecimento de água situam-se longe dos estacionamentos, usa-se e libera-se limpos para o próximo. Os serviços idem: pode usar a vontade, mas deve deixar limpo para o próximo.

Aliás, dica importante para quem pretende fazer viagem semelhante: ao pensar em roupas (calças, camisetas, blusas, pijamas, lençóis, toalhas, etc.), lembre que TUDO vai ser lavado junto, com 1 máquina de lavar. Assim, nunca levar roupas que soltam tinta ou pêlos, ou difíceis de lavar.  E saber que algumas roupas “descartáveis ou velhas” ficarão na Europa, substituidas por outras melhores e mais baratas, adquiridas lá…

268 Moulins 025

Outra informação: GPS com mapa atualizado da Europa, é imprescindível. Mas ao chegar lá, procure uma livraria e compre mapa completo Michelin, umas 80 páginas, (€14,00), pois a construção de acessos rodoviários é constante e o GPS não acompanha tal atualização. O guia de campings (Michelin ou ACSI), com estacionamentos e campings, públicos e privados, datas de funcionamento e valor aproximado, também ajuda bastante…

Ficamos por 3 meses, antes da viagem, pesquisando informações de cidades, campings, roteiros, custos e, com base nisto, fizemos um pré-roteiro (que teria uns 10 mil km).  Foi necessário o espírito de desprendimento, de liberdade, para não ser rígido com roteiro básico. Na viagem, a cada novo dia surgem informações novas, dicas, surpresas, estradas belíssimas,.. que encantam a viagem e incluem derivações…  Enfim, recalculamos os percursos e visitas, para retornar em tempo hábil, sem a menos “correria”.

508 363

Foi uma viagem ótima, maravilhosa; apesar do lindo frio, da formosa neve… Algum raro contratempo ou mau atendimento sempre nos induziram a uma situação melhor. Certamente voltaremos, contando sempre com a incansável benção do  Supremo, que sempre nos acompanhou, orientando pelos melhores caminhos.

Com mais esta experiência, manteremos o roteiro flexível, colocando algumas metas e deixando o restante ao “sabor dos dias”.

041 047

Nosso especial  agradecimento aos amigos Celso Silvestre e Cida; Luiz Tostes e Luiza; José Rüdell e Denise; Renato Wenzel e Graça; Neivo Valentini e Leda; Paulo Vier e Vanda; Antonio Resende (Portugal)  por todas as dicas, informações, sugestões (de roteiro, de segurança, de locais, custos, etc.). Esperamos poder encontrá-los pessoalmente em breve, para matar a saudade.

Ao filho Thiago/Ana, que nos presenteou com o indispensável GPS (europa mapeada), e que nos promoverá a avós, em poucos dias. Sofia chegará linda, rodeada de emoção…

Também agradecemos ao irmão Daltro, que foi nossa “âncora” em Porto Alegre; ao Pedro, ao Eduardo e ao pessoal do camping Gramado, que cuidaram de nosso mhome.

Agradecer também a Lumiar Turismo (Toledo-PR), em especial a Sra. Lucy, que nos auxiliou com as passagens e seguro saúde; bem como a empresa Camperline (Portugal), Sra. Cármem, com o aluguel do motorhome em ótimas condições.

Para encerrar, auguramos que Deus continue a nos iluminar, proteger  e acompanhar, mostrando os melhores caminhos. E que em breve, possamos viajar novamente, partilhando informações com vocês.