Orientações

.

Orientações para auxiliar na viagem pelo Blog :

Naveguem pelos marcadores (palavras-chave) ao lado e, ao abrir uma das viagens

ou contos, atentem para o título (que indicará a data da viagem).

Obrigado e boas viagens ...


sábado, 21 de setembro de 2013

Viagem setembro/2013 (parte 1) – Encontro Pomerode

 

Saímos de Toledo-PR, pela BR-277, com vários trechos em manutenção. No final da tarde, em Palmeira-PR, fizemos parada para abastecimento no Posto Bordignon, com bom atendimento e preço razoável. Como ainda era dia claro, seguimos até Lapa-PR, onde pernoitamos.

No dia seguinte seguimos para Campo do Tenente-PR, uma cidade pequena, com lindas casas antigas, uma estação férrea modificada para atendimento ao turista, onde fomos exemplarmente atendidos.  No caminho, passamos por uma bela e estreita ponte metálica.

002 003

004 C Ten 005

Com muito trânsito, conseguimos chegar a São Bento do Sul-SC, fomos ao Supermercado Germânia, onde almoçamos em seu restaurante: Empório do Sabor, (por kg) comida saborosa, variada e típica; acessamos internet e compramos alimentos regionais (cuca, queijo, salame …).

Não conseguindo informações sobre a cidade (estacionamento para mhome, locais de interesse turismo, etc.); seguimos para Campo Bom, e continuamos pela sinuosa Serra Dona Francisca. Desejávamos percorrer a citada “Estrada Bonita”, mas, novamente não conseguimos informações confiáveis para localizá-la.

008 006a

006 S D Fca 010a

Chegamos em Jaraguá do Sul, onde fomos muito bem atendidos pelo Sr. Gilberto, nas Informações Turísticas. Com mapas e dicas, o atendente sugeriu que seguíssemos até Pomerode, pois lá haveriam locais mais tranquilos e seguros para pernoite.

No Parque de Eventos de Pomerode, fizemos nossa inscrição no 4º Encontro do Grupo Rodamundo e  estacionamos provisoriamente (até domingo), pois que o evento ainda não havia iniciado. Fizemos breve caminhada, dentro do parque, cansados que estávamos após um dia inteiro na estrada. Foi gratificante, pois encontramos vários amigos, que já haviam chegado.

P9105558 a

No dia 07 de setembro (Independência do Brasil), além de participarmos das atividades filantrópicas em prol do Hospital de Pomerode, assistimos ao desfile cívico: escolas, fanfarras, escoteiros, bombeiros, entidades, grupos organizados, carros antigos. Mais de 2 horas de lindo e organizado desfile. O que nos surpreendeu foi a grande quantidade de crianças (menores de 7 anos), elevada considerando a pequena cidade.

P9075490 P9075497

P9075505 P9075517

P9075523 P9075545 a

No decorrer dos dias,  chegaram muitos  mhomes e  participamos de muitas atividades: delicioso  jantar com variadas massas, passeios pela cidade, feijoada completa, apetitoso e variado café colonial, agradáveis bate-papos de toldo, “aulinhas” de blog, encontros e reencontros.

aulinha bicicleta

IMG_1874 IMG_1879

Do nosso grupo G7 estavam presentes Mauro e Silvana, Leda e Neivo, De Paris e Vera, Abel e Sônia, Luiz e Tina, Rogério  e Cida, Valério e Arina, Heitor e Gládis, Rufino e Ana Maria, Wilson e Dorli, Anselmo e Mara, e nós (Darlou e Sandra). Recebemos ainda a visita do Heinz e Elrita e do José e Lia.

g7 reunido

Reencontramos também vários amigos: Graça e Renato, José e Denise, Marco e Sandra, Luiz Tostes e Luiza, Nilson e Beth, Danilo e Anastácia, Zair e Neura, Débora e Arno,…e tantos outros que a memória até falha…

Nosso grupinho fez, durante a semana, algumas refeições coletivas: saborosa galinhada, que nos foi brindada pela experiente cozinheira Leda; almoços “leva o que tem”, que mesclava sabores; cafés de final de tarde onde cada casal levava um prato para repartir.   Como dizem os colegas, um SPA de engorda…

P9115567 P9115569 

P9095551 almoço toldo silva

No sábado, ponto alto da festa, estavam presentes  343 mhomes (mais de 1.000 participantes), incluindo uruguaios. Tivemos “bingo” e distribuição de prêmios e, para encerrar, um saboroso jantar típico alemão, seguido de cerimônia de encerramento: discursos dos presidentes das muitas associações presentes, de autoridades e políticos, e um baile  animado para os adeptos.

Domingo, após o saboroso café da manhã oferecido pelo grupo, a maioria seguiu viagem, retornando para casa ou indo para outros destinos. Nós também saímos, após o fluxo inicial e sem pressa.

Seguimos pela linda rodovia secundária (Pomerode – Timbó – BR-470), cuja bela paisagem rural, casas enxaimel, límpidos lagos, canteiros floridos,... lembra algumas passagens européias. Com tudo limpo, bonito  e organizado, concluímos que os imigrantes alemães escolheram  “a dedo” o local para fixarem residência.

DSC05696

Fizemos parada no Posto Shell (antigo Mime), após Pouso Redondo. Abastecimento com bom preço (R$ 2,249), indispensável lubrificação de cruzetas (gratuito); aproveitamos para lanchar e descansar um pouco. Alguns mhomes do encontro chegaram para abastecer e lanchar também.

Ao longo do dia, por vezes ficávamos em comboio (3 – 4  mhomes), saudades da Europa, quando isto era comum, mesmo sem encontros programados. Fizemos nossa parada para pernoite perto de Vacaria-RS.

IMG_1880 IMG_1883

Novo dia e seguimos viagem pela RS-110, passando por Bom Jesus, onde começaram os buracos, tantos que por vezes ficava difícil de desviar. Ainda bem que havia pouco movimento.  Vimos ao longo do trecho desbarrancamentos, muitas árvores caídas; pensamos que deve ter sido ocasionado pela intensa chuvarada, ocorrida há alguns dias.

Uma paradinha contumaz no Café Tainhas, para alongar o corpo e tomar um merecido cafezinho. Ao longo do trecho até São Francisco de Paula, presenciamos muitos focos de queimadas no campo, alguns com longa extensão.

Chegamos em Gramado no final da tarde e observamos poucos usuários no camping.  Vamos descansar um pouco do longo trajeto…  Em breve postaremos mais uma parte desta viagem.

P9165594 a P9165591

Abraços!

San & Dan

5 comentários:

Leda e Neivo disse...

Oie. Linda postagem. Lugares lindos e pitorescos. Boa viagem. Bjus

Sandra disse...

Olás! Conseguiste! :)
Abraços e saudades
San & Dan

Familia Silva disse...

Belas imagens do encontro de Pomerode, vi que desceram a serra Dona Francisca e tiveram alguns problemas com informações. Esse trajeto é nosso "caminho da roça", estávamos na "Estrada do Rio da Prata", logo após a descida da serra em um VQQ, é bem próximo a Estrada Bonita. Também antes de descer a serra tem bons passeios por Campo Alegre. Quando precisar de informações dessa região é só dar um alô.

Abraços, Familia Silva.

Gracita disse...

Aluna aplicada é assim... Agora precisamos desafiá-la e escrever no blog dela, kkkk.
Beijão em vcs.

Anônimo disse...

tenho acompanhado alguma coisa sobre as viagens de vocês.. nossa tudo isso é bom d+..desejo um dia poder participar do encontro e conhecer cada um de vocês do grupo.. abraços..