Orientações

.

Orientações para auxiliar na viagem pelo Blog :

Naveguem pelos marcadores (palavras-chave) ao lado e, ao abrir uma das viagens

ou contos, atentem para o título (que indicará a data da viagem).

Obrigado e boas viagens ...


segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Viagem set-outubro/2013 (parte 4) – Colonia do Sacramento

 

Olá!  Ainda em Colônia Suíça (Nueva Helvecia), muito frio, dia nublado. Aproveitamos o “estorvo” meteorológico para faxinar “a casa”, limpar a geladeira, Fizemos um bom almoço e deliciosa sobremesa de “canjica” com leite condensado, no mhome. À tarde passeamos pelos jardins do hotel e tomamos banho cedo, pois a temperatura estava baixando muito...

  184

Novo dia, com indícios de sol, fomos para Colônia do Sacramento e este é o seu nome original, pois foi fundada pelos portugueses em 1680. Coletamos informações na “oficina de turismo”:  A parte antiga da cidade, suficientemente preservada, mantém a beleza arquitetônica, urbana e o espírito da época. Seu arruamento, uma aprazível magia nos acompanha ao caminhar pelas suas ruas, pavimentadas com imensas pedras irregulares e adornadas com lampiões, nos transportando ao período oitocentista.

237 243

265 mus azulej 269 faro

Curiosamente, o patrono da imprensa brasileira, Hipólito da Costa, nasceu em Colônia do Sacramento, em 1774. Mas em 1777 a Espanha tomou de assalto a cidade e sua família fugiu para a “Villa” de Rio Grande. Foi depois para Coimbra, bacharelou-se em Direito e Filosofia e foi preso sob a acusação de ser maçom. Em 1805, fugiu para Londres, onde editou o primeiro periódico “brasileiro” com média de 140 páginas: “Correio Brasiliense”, que defendia a nossa independência. Esta ancestral publicação vinha clandestinamente nos porões dos navios e suas 175 edições circularam até após o “Grito do Ipiranga”.

294 295

Fomos no BuqueBus saber dos horários e valores para a travessia até Buenos Aires (incluindo o mhome); preferimos pensar durante os próximos dias e não tomar decisão precipitada.  Compramos almoço pronto (merluza à milanesa e batatas fritas) no Supermercado Ta-tá (Shopping Colônia) e almoçamos no mhome, com uma refrescante cerveja Patrícia...

Abastecemos no Ancap a PU$ 38,70/L (R$4,20/L) e fomos para a Granja Estância Arenas, uns 10km a leste. Foi um prazer recíproco conversar com seu proprietário, Sr. Emílio Arenas, que possui também lá o Museu de Coleções (imperdível), com a maior coleção de lápis do mundo (Guiness Book), além de imensos conjuntos de outros objetos (vidros de perfume, chaveiros, bonés, antiguidades, etc). Doamos a ele um boné de nosso grupo de mhome Rodamundo.

221 museu 193

194 195

A sua granja produz deliciosas “mermeladas” (laranja, morango, pêssego,... e até de cebola, muito gostosa). Lá encontramos vários mhomes estrangeiros (americanos, mexicanos, suíços, franceses, alemães, belgas),... incluindo um mhome Safari, brasileiro.  Todos estacionados, cujos usuários estavam em retorno ao país de origem ou em roteiros próximos (barco, avião,...).

220a 189 

190a serg aparec 198a

No dia seguinte fomos passear na cidade, visitamos a capela de San Benito; o Museu de Trens (bastante fraco), onde encontramos o Chico e a Neusa (mhome de Erechim-RS); passeamos pela Rambla, feira de artesanos; adquirimos guloseimas na confeitaria do Shopping e voltamos para a estância.

204 S Benito 206 plaza toros

207 mus trens 217 rambla colonia

Logo chegaram o Brenton e a Shannon (paramédico e enfermeira), do Texas, que haviam deixado ali a camioneta Toyota 4x4, adaptada para mhome. Jovens, muito simpáticos e interessados. À noite trouxeram um vinho e fomos bebê-lo com queijos e pão no nosso mhome. Adoram viajar, casaram na Guatemala, vão viajar uns 3 meses e voltam para os EUA.  Foi uma conversa adorável, com proveitosa troca de informações de nossas viagens, problemas, soluções, roteiros, mapas, ...

Como amanheceu frio e nublado, resolvemos almoçar no restaurante da estância: filé à milanesa com fritas e ravióli com molho branco. Uma delícia aliada ao bom atendimento. À tarde, a surpresa: chegaram os amigos Sérgio e Aparecida (S. Lourenço-MG), que haviam deixado a Safari ali estacionada e foram de avião para Santiago do Chile.

222 almoço arenas 202c

201b 202d

Um poudo de bate-papo e depois ao trabalho!.. pois campista também gosta de ajudar aos outros, sem qualquer interesse: consertamos a bomba de água (Shurfflo) do Sérgio (estava com carvões travados), ajudamos o Brenton a funcionar a caminhoneta (parada há meses), fazendo uma “chupeta” com nossas baterias.  Todos satisfeitos, nos recolhemos pois o final do dia estava ventoso e gelado…

Novo dia e a chuva voltou. Optamos por seguir viagem: nos despedimos, compramos algumas saborosas “mermeladas” Arenas e fomos para o centro: acessar internet, preencher a despensa.  E com o céu melhorando, visitamos a parte antiga de Colônia e lá fizemos nosso almoço.

224 ciudad vieja 225 porto

Ainda bem que ficamos, o sol apareceu lindo e formoso, sem nuvem no céu, passeamos pelas ruas empedradas, fotografamos os belos prédios antigos, conhecemos o casal de brasileiros (Mauricio e Jaqueline, de Porto Alegre); os simpáticos argentinos (Kike e Griselda) e ao final da tarde, fizemos o que nossos colegas José e Denise sugeriram: a prece com uma taça de vinho ao pôr-do-sol de Colonia. Um espetáculo místico, emocionante, indescritível…

273 275

274 278

Dormimos estacionados na Plaza Mayor, sozinhos, local bem tranquilo e seguro. Pela manhã, estacionamos na rambla para tomar café e saímos da área delimitada como antiga.  Fizemos mais algumas fotos, conhecemos um casal de alemães que estão “passeando” de mhome (4x4 Mercedes Benz); e fomos para o norte; mas isto é para a próxima postagem…

285 pernoite 289

238a 240a Puerta

Abraços e Até breve!    San & Dan

283

2 comentários:

Unknown disse...

Oi... Onde vocês estacionaram o motor home em Colônia do sacramento?
Estamos indo pra lá e estou com esse problema de onde estacionar lá!
Obrigado
Marilia

Sandra disse...

Olá Marília F.:
Agradecemos o contato. Nós sempre estacionamos na Granja Arenas (fica uns 5km antes de Colonia); e como nosso mhome é pequeno, vamos com ele para a cidade passear.
Qualquer dúvida, mande seu e-mail.
Abraços
San & Dan