Orientações

.

Orientações para auxiliar na viagem pelo Blog :

Naveguem pelos marcadores (palavras-chave) ao lado e, ao abrir uma das viagens

ou contos, atentem para o título (que indicará a data da viagem).

Obrigado e boas viagens ...


quinta-feira, 27 de março de 2014

Viagem pela Europa – parte 1 (de casa até Portugal)

 

Olá!

Estamos na estrada! Realizando mais um sonho: viajando novamente pela Europa com motorhome…

Desta vez, com mais experiência, conseguimos combinar descontos nas passagens aéreas, seguro pessoal, valor de aluguel do veículo,…para desfrutar das belezas do Velho Mundo. Novamente, tivemos auxílio da Sra. Lucy, da  Lumiar Turismo (www.lumiarturismo.com.br), que providenciou as passagens aéreas (TAP Porto Alegre – Lisboa, sem escalas), seguro saúde, hotel para noite anterior ao vôo de regresso; além de fornecer outras importantes informações (dicas, bagagens, etc.).

Alugamos o motorhome em Lisboa, na Camperline (www.camperline.pt), com a Sra. Cármem, sempre nos atendendo com muita gentileza.  Efetuamos o pagamento com o cartão de crédito convencional, com valor do aluguel quitado até 8 dias antes da retirada do veículo, conforme norma da empresa.

DSC00787 

O avião da TAP saiu com insignificantes 15 minutos de atraso. Cujo voo transcorreu muito bem, apenas com trechos longos de turbulência (o ônibus até P. Alegre sacudiu bem mais).  Jantar e café da manhã ótimos e fartos, incluídos no valor da tarifa, cordial atendimento da tripulação, e uma curiosidade feminina:  a Sra. Teresa, comandante da aeronave, fato não comum em trajetos tão longos.

DSC00801 DSC00805

Chegamos em Lisboa as 9:30h (6:30h no Brasil) e, antes das 11h já estávamos na Camperline para retirar o mhome. Sra. Cármem já nos aguardava, com toda a documentação necessária. Fizemos as conferências, fotografamos os detalhes do veículo e fomos ao supermercado para nossas primeiras compras.

Almoçamos e seguimos para o camping Monsanto (N 38º42’33.9” W 09º20’21,2”), onde fomos novamente bem recebidos e, como é temporada baixa, pagamos € 22/dia (2 pessoas+mhome+luz).

Guardamos e organizamos nossas roupas, equipamentos, mapas, comidas compradas; tomamos bom banho, lanche com café quente para aquecer e fomos dormir, descansar de tantas horas com privação de sono... Para nos ajudar, uma chuva calma nos “”embalou” a noite toda.

Sábado, sol e algumas nuvens, bastante frio, após o café da manhã fomos à pé, até a grande loja Decathlon, (artigos esportivos e camping), compramos roupas e voltamos para o camping. Passamos o restante do dia descansando, planejando a viagem a partir de amanhã…

DSC00816 DSC00823

Domingo é dia de viajar, e lá fomos nós, após fazermos os deságues e encher a caixa d’água, saímos do camping, seguindo para Estremoz, por vias não pedagiadas.  Aqui na Europa, a primavera já começou, então as árvores frutíferas estão lindamente floridas, as parreiras estão começando a soltar as folhas, as cegonhas nos ninhos são um belo atrativo. Vimos várias corticeiras, de onde extraem as rolhas de sua casca.

DSC00829 DSC00830

Chegamos a Estremoz às 15h, algumas ruas estreitas, mas o estacionamento para autocaravanas é bem no centro (N 38º50’36,6” W 007º35’10,9”), sem serviços mas gratuito e seguro para pernoite. Fomos nas informações turísticas questionar sobre a cidade, onde soubemos que tínhamos 2h para visitar os atrativos, depois só quarta-feira. O estacionamento é bem em frente à Igreja dos Congregados e ao lado da São Francisco.

DSC00839 DSC00882

Estremoz foi fundada por Don Alfonso III em 1258; localizada na cruz dos mais importantes eixos de desenvolvimento e integra a zona dos mármores.  Nesta cidade surgiu a lenda do Milagre das Rosas: a Rainha D. Isabel (esposa de D. Dinis), fazia muitas ações de caridade e, um dia, levando pão aos pobres, o Rei pediu para ver o que tinha na cesta,  ao mostrar o conteúdo, os pães tornaram-se rosas.

DSC00886 DSC00841

Subimos as ruelas até as fortificações e o castelo (séc. XII), a torre da Menagem, com 27m de altura (séc. XIV), capela da rainha Santa Isabel (séc. XVII).

DSC00843 DSC00851

DSC00852 DSC00861

Depois voltamos para o centro, onde visitamos o Museu dos Bombeiros, com coleções e brinquedos alusivos, cordialmente atendidos pelo voluntário Tiago.

DSC00868 DSC00864

Caminhamos mais um pouco pela praça/parking e, como esfriava muito, voltamos para mhome, providenciar um jantar para aquecer. No dia seguinte seguimos viagem, entraremos na Espanha, mas isto fica para a próxima postagem…

DSC00877 DSC00878

Abraços e Até Breve  - San&Dan 

DSC00820

8 comentários:

João Morgado disse...

Olá Sandra
Vi que fizeram boa viagem e que estão a gostar deste início de viagem. Espero que continuem a divertir-se. Vou continuar a segui-los.
Abraços
João Morgado

Leda e Neivo disse...

Oi meus queridos. Adoramos seu blog. Pitorescos os lugares visitados. Ficamos sempre na expectativa do próximo. Boa viagem e bons passeios. Abraços com carinho L&N

ITA REZENDE disse...

Que linda a casa nova!! Nos estamos estudando um roteiro de Montreal a Toronto para fazer de MH.
Tenham uma ótima viagem façam excelentes passeios. Estou aqui torcendo por Vocês!! Beijão

Mauro & Silvana disse...

Boa viagem. Viajaremos com vocês através do blog.
Abraços Mauro e Silvana

Unknown disse...

Olás. Boa viagem aérea e bons passeios: nada melhor! Vamos acompanhando. Kisses. Daltro D'Arisbo

wolber1 disse...

Muito bom! Magnífico pra quem acompanha o blog, imagina no caso de vcs que vive o momento. Parabéns e boa viagem.

landrade disse...

Queridos amigos, estamos muito felizes acompanhado de longe mais esta bela viagem. Eu e a Ita estamos ensaiando um primeiro passeio de mhome aqui no Canadá. Esperamos um dia poder compartilhar com vocês alguma viagem em algum canto deste lindo planeta azul! Continuem postando belas fotos e textos para que possamos, de alguma forma, sentir um pouco a emoção de viajar pela Europa. Boa sorte!

Mariene disse...

Olá Sandra, querida estava eu cá com meus botões, sentindo saudades e falta das curtidas na minha página do Face quando me lembrei do Feliz Motor-Home. Não que houvesse dele me esquecido, tanto que eis-me aqui, numa corrida danada para recuperar o tempo perdido e tentar acompanha-los mais de perto, nesta linda viagem. Realizando mais este sonho e nos proporcionando belas prosas culturais e fotos maravilhosas. Deus lhes acompanhem. Abraços, Mariene