quarta-feira, 2 de abril de 2014

Viagem pela Europa – parte 3 (ainda Espanha)

Olá!!  Aproveitamos o dia frio e nublado para continuarmos no Valencia Camper, lavando roupas (€3 na lavadora e €3 na secadora), colocando a “casinha” em ordem,... No final da tarde o frio aumentou muito, o vento também e, incrivelmente, chegaram 3 motociclistas e armaram barracas…

No sábado o dia continuou nublado, mesmo assim seguimos viagem, por rodovias não pedagiadas, que não permitem muita velocidade mas que passam pelas cidades pequenas, observando-se os campos de videiras e oliveiras…

Em quase todo o trajeto fomos em comboio (5-6 mhomes); em Vinarós estacionamos num Carrefour para abastecer despensa e combustível, assim como  muitos outros mhomes…

DSC01120 DSC01121

No final da tarde, chuva fina e vento gelado, chegamos à Tortosa, cidade com mais de 2 mil anos! Lá procuramos a área de serviço (gratuita), situada sob a ponte, onde passamos 2 noites. (N 40º48’12,7” E 00º30’51,8”)

No domingo, dia de passear, mas a chuva prejudicou um pouco. Visitamos o Castell de la Suda, no alto da cidade, que atualmente possui um hotel e restaurante. Do alto, tiramos belas fotos das fortificações, do Rio Ebre e da imensa catedral. Também fotografamos alguns prédios de fachada decorada, e o Mercado Público.

DSC01123 DSC01129

DSC01139 DSC01140

DSC01143 DSC01146

DSC01154 DSC01147

Visitamos a Catedral, obras românicas séc. XII, e gótica entre séc XIII e XVIII (€5). Não permitem fotos internas, apenas do pátio e do claustro. O passeio inclui passeio pelos porões da igreja, por um museu com peças da construção da antiga igreja e a visita à nave, que apesar de ser interessante, perde em beleza para a capela de Santa Cinta, à esquerda da entrada, que é maravilhosa…

DSC01126 DSC01162

Voltamos para o mhome (na área de serviço) e a chuva engrossou… Numa estiagem caminhamos uns 20 minutos e a chuva voltou. Citamos  a chuva, porque na atual época do ano, nesta região da Europa, não seriam frequentes e constantes.

É imprescindivel citar que sempre lembramos de nossos amigos. Neste momento, do Neca/Tere e Renato/Graça, pois que um de nossos vizinhos está aguardando amigos que chegariam de Madrid, para fazer o Caminho de Santiago (pode ser iniciado nesta região), usando o mhome como apoio. Todos iriam caminhar, mas teriam um bom auxílio do mhome; fica a dica…

DSC01133 DSC01134

DSC01174 DSC01175

Novo dia e o céu começa a limpar, seguimos para Tarragona, também com mais de 2 mil anos de história e que ainda preserva muito do passado romano, como a Torre, o Anfiteatro, Preaetorium, Muralha, restos do Fórum, o Circo (em reforma).

Estacionamos mhome num parking privado (na cidade não há estacionamento específico) e fomos passear um pouco pelo centro antigo. Visitamos a Catedral (séc. XII-XIV), €7; e ficamos positivamente satisfeitos com a visita: a catedral é belíssima, bem preservada, o circuito é amplo, passando pelo Altar, Capelas, Claustro, Tesouro, itens que normalmente não são abertos aos turistas. Itens do Tesouro datam do séc XII (pinturas em madeira, esculturas em pedras coloridas). O Claustro também é agradável, demonstram esmerado cuidado na preservação. Limpo e muito bem sinalizado.

DSC01178 DSC01183

DSC01187  DSC01186

DSC01188 DSC01192

DSC01193 DSC01194

DSC01198 DSC01218

Voltamos para mhome, estacionamos num parking mais afastado do centro mas com o Mediterrâneo como nosso vizinho.  Em seguida chegaram “vizinhos momentâneos”: um casal da Lituânia, de moto!! San ficou pequena perto deles…

Depois de almoçarmos “em casa”, fomos até o Anfiteatro, fotografar mais esta bela obra ainda existente, deixada pelos romanos. Vale ressaltar aos “viajantes de plantão” que, normalmente, às segundas-feiras, todos os museus e monumentos estão fechados. Por isso, alguns foram apenas fotografados por fora…

DSC01234 DSC01237

DSC01241 DSC01238

DSC01247 DSC01249

Após as 15h seguimos viagem e, ao entrar em Barcelona, nos vimos no meio da “confusão caótica” do trânsito. Aí não tem jeito: só tem que ir para frente, porque nem lugar para estacionar tem e ainda, torcer para não encontrar um estreitamento ou  um viaduto que não caiba… Avenidas com 4 vias de cada lado, onde os carros, caminhões e ônibus correm “roçando” no mhome, um estresse nota dez!

Finalmente, após quase 1h de caos, chegamos ao City Stop (N 41º25’27,2” E 02º12’26,1”), um estacionamento amplo, com serviços completos para autocaravanas (duchas, água, deságue de esgoto e vaso químico), €30/dia (sem luz). http://www.citystopbcn.com

Possui salas de refeição, internet, cafezinho, segurança 24h e atendentes gentís. Fica perto da estação de metrô (algumas estações da Sagrada Família).

DSC01459 DSC01458

DSC01460 DSC01461

DSC01462 DSC01463

Após estacionar, um bom banho e descansar, para passear amanhã…

Mas isso fica para a próxima postagem. Até Breve!