terça-feira, 22 de abril de 2014

Viagem pela Europa – parte 8 (Nancy-FR e Luxemburgo)

Olá!!

Saímos de Saverne-FR com frio, mas o sol brilhava lindamente… Em Nancy-FR, ficamos num parking automático e misto (N 48º42’14” E 006º10’33”), com placa indicativa que há 7 vagas para mhomes de até 7 metros, devendo estacionar nos fundos do estacionamento. Curiosamente, o canal navegável (com eclusas)passa ao lado e está acima do nível do parking. Almoçamos no mhome e depois saímos à passear.

DSC02165 DSC02245

Nancy iniciou no ano de 1050 (Nanciacum), e no séc. XI, a cidade que já estava formada, mas foi saqueada e reconstruída. Entre o séc. XII e XV teve grande prosperidade e passou a ducado. Carlos III  projetou ruas largas, com plano geométrico e após o séc. XVIII a cidade antiga e nova se uniram, pela Plaza Stanislas.  Desde 1983 o centro histórico e alguns edifícios são Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

A cidade é belíssima e,  já nos arredores da cidade velha, os edifícios magníficos vão surgindo, continuamente somos surpreendidos. Vale a pena a visita…

Fizemos todo o trajeto (desde o estacionamento) à pé, uns 15 minutos; chegamos à Porta da Citadelle (séc. XVII), a qual Carlos III mandou construir para reforçar a segurança da cidade. Adiante está a Porta da Craffe (séc. XIV e XV), elemento de fortificação mais antiga de Nancy.

DSC02166 DSC02171

Mais alguns passos e chega-se ao antigo Palácio Ducal (séc. XVI), onde era a residência dos duques de Lorena, abandonado no séc. XVIII e em 1848 se converteu em museu Lorenés (até hoje). Quase em frente ao Palácio Ducal está a Igreja St-Èpvre, gótica, séc. XIX, mas fechada para reformas.

DSC02174 DSC02176 DSC02177

Ao final do prédio do museu (Palácio Ducal), uma belíssima praça, com bustos e fontes com detalhes dourados, que formam a Praça da Carrière, chegando ao Arco do Triunfo (cópia do Séptimo Severo de Roma), construído em homenagem ao Rei Luis XV (séc. XVIII).

DSC02178 DSC02184

DSC02187 DSC02188

Novamente deslumbra-se na chegada à Praça Stanislas, onde estão outras fontes, estátuas, o Hôtel de Ville, a Prefectura, informações turísticas, vários cafés,... As ornamentações suntuosas e majestosas são indescritíveis. As fotos não conseguem traduzir a beleza do local.

DSC02194 DSC02228

Dali fomos até a catedral, tão imensa quanto exuberante, construída entre 1703 e 1742 e, depois que Lorena (a região de Nancy) se uniu à França em 1777, obteve o título (catedral) e passou a ter bispo. O órgão data de 1757, composto por 4164 tubos (!), 4 teclados e pedal com mais de 30 notas; um dos mais bonitos da França. Para terem noção de dimensões, San ficou na porta de entrada (abaixo do órgão)…

DSC02196 DSC02212 DSC02199

Caminhamos até o canal, passando pela Porta St-Catarine e  entramos no Jardim de Gordon que foi criado por Stanislas (último duque de Lorena) em 1758. Possui belos exemplares de flores, árvores e demais plantas, utilizadas atualmente para a ornamentação dos canteiros da cidade.

DSC02216 DSC02219

DSC02225 DSC02223

No trajeto de retorno, encontramos dois automóveis antigos, em uso convencional (Reanult e Rolls Royce).  Pela manhã, bastante frio, optamos por sair cedo de Nancy e, antes das 7:30h estávamos na estrada, para evitar os congestionamentos da cidade grande. Para nossa surpresa, o estacionamento custou € 2,50 (apenas dois Euros e cinquenta centavos)…

DSC02172 DSC02240

Cerca de 100km depois, já entrávamos em Luxemburgo, um dos menores estados soberanos europeus.  Estacionamos  no  parking  da Douane (N 49º34’39” E 006º07’42”).   Gratuito, com ônibus para o centro a cada 10 minutos e supermercado próximo. Não é silencioso, pois os caminhões que passam na aduana entram e saem a todo instante, mas muito prático e estratégico….

DSC02246 DSC02372

Luxemburgo é um Grão-Ducado (capital de mesmo nome), possui história milenar, passou por muitos conflitos. A capital cresceu ao redor de um castelo contruído em 963, sobre um promontório (Rocher do Bock). Estão preservadas as casamatas de Bock e Pétrusse, com galerias subterrâneas do séc. XVII contendo oficinas, cozinhas, padarias, abatedouros,… numa extensão de 22km(!).

Visitamos apenas a capital (Luxemburgo); que é encantadora, e muito acidentada por escarpas. Possui vários níveis e caminhar não é tão fácil quanto parece no mapa. Mas passeamos pela Praça Guillaume, onde ficam o Hôtel de Ville e as informações turísticas; fomos na igreja Protestante da Trinidade que curiosamente foi católica, em 1333 e, após passar por várias congregações e atividades, tornou-se protestante, mas ainda preserva alguns traços da católica. Curioso o espaço reservado aos duques (à direita do altar).

DSC02251 DSC02253

DSC02260 DSC02261

Fomos na Catedral  Notre-Dame, iniciada em 1613, com belos órgãos (3 no total); porém a parte interna dos fundos é mais bonita que o altar. Ali perto a Biblioteca Nacional, a Dama Dourada (em honra aos que morreram nas duas Grandes Guerras).

DSC02290 DSC02280

DSC02272 DSC02285

DSC02292 DSC02295

Após o almoço, fomos ao Palácio Ducal, datado do séc. XVI, e desde 1890 é residência oficial dos duques. Belíssimo, com guardas fazendo a ronda (alguns à paisana como um turista qualquer).

DSC02298 DSC02302 DSC02304

DSC02307 DSC02306

Visitamos o Museu da Ville Luxemburg, onde não permitem fotos, mas conta a história desde suas origens, etapas e batalhas pelas quais passou, a evolução da Villa, de modo interativo e dinâmico. São 3 pavimentos de exposição permanente e 2 de exposição temporária, umas 3 horas para ver tudo… O prédio já é um atrativo, possui 6 pavimentos, em pedra. Antigamente era uma residência, reestruturada  e restaurada para abrigar o museu. Em seus elevadores envidraçados observam-se detalhes.

Depois fomos visualizar melhor as casamatas, o Rocher do Bock, o panorama da cidade (alta e baixa). Optamos por não entrar nas casamatas, para melhor admirá-las externamente.

DSC02311 DSC02324

DSC02341 DSC02342

Amanhã seguiremos para a Bélgica, mas fica para a próxima.

Abraços e Até Breve…

João Morgado disse...

Olá Sandra

A França é tão grande e tem locais tão lindos que é difícil fazer uma escolha e por mais que se visite há sempre algo que se não vê.
Continuação de boa viagem.