domingo, 4 de maio de 2014

Viagem pela Europa – parte 12 (saindo da Bélgica)

Olá!!.

Saímos de Brugges-BE com o sol aparecendo, pouco mais de 80km depois chegamos em Tournai-BE, já na fronteira com a França. Nesta pequena cidade há uma área de serviço gratuita, com água, deságue para esgoto e vaso químico, praticamente no centro (N 50º36’15,0” E 003º22’50,8”). A  permanência máxima é de 48h e, quando chegamos haviam uns 10 mhomes…

DSC03052 DSC03134

Almoçamos no mhome e depois fomos conhecer a cidade; após 3 quadras chegamos no Centre Ville: a Grand Place com seu chafariz, igreja San Quintin (séc. XII) e o belíssimo Belfort (séc. XIII).

DSC02970 DSC02972

DSC02979 DSC02985

DSC03013 DSC03012

Tournai é uma das mais antigas cidades da Bélgica, com vestígios do 1º séc. Teve forte desenvolvimento nos séc. XII até XVI, com comércio próspero e construção da catedral e do Belfort; passou por período de disputas: ingleses, franceses, holandeses e até espanhóis tomaram a cidade e, a partir de 1830 tornou-se belga. Na 2ª Guerra foi duramente atingida, sendo recuperada em alguns anos.

Dali fomos ao Office de Tourisme (Sra. Nathalie nos atendeu muito bem), nos fundos da Catedral Notre-Dame (séc. XII), infelizmente está em obras de recuperação pois teve leve afundamento numa lateral.

DSC03011 DSC03010

Caminhamos até a igreja Saint-Jacques (Santiago; séc. XII-XIII), belíssima em sua simplicidade, infelizmente está começando a ceder (assim como a catedral).  Aqui também é passagem de peregrinos para Santiago de Compostela, pelo que chamam “Caminho de Europa”.

DSC03033 ]DSC03028

Mais umas quadras e chegamos ao Escaut, um dos canais, fotografamos vestígios de prédios do séc. XI; a Pont des Trous (séc. XII);  vimos uma antiga e bela igreja de pedra à beira do canal, fechada (acorrentada), questionamos sobre sua história e, para nossa triste surpresa, será demolida, para construírem modernos prédios de apartamentos!!

DSC03036 DSC03037

DSC03039 DSC03041

Voltamos para a Grand Place e havia um concerto no carrilhão do Belfort: seus 60 centenários sinos, entoaram belíssimas melodias clássicas, algo deslumbrante aos ouvidos.  Sentamos numa confeitaria à frente, saboreando croissants com amêndoas e ouvindo a música do carrilhão, colocamos a máquina fotográfica com temporizador, para registrar o maravilhoso momento, porém, no instante da foto, uma idosa intrometeu-se com sua sacola de vaca; o registro romântico passou a ser hilariante…

DSC03042 DSC03043

No caminho de volta, passamos pelo Hôtel de Ville (séc. XVIII) e pelo Museu de Belas Artes, prédios belíssimos, os jardins com rosas por abrir…

DSC03045 DSC03051

Ao chegarmos no mhome chuva!!, mas logo passou e assistimos um belo pôr-de-sol…

Novo dia e fomos passear de ônibus, com a intenção de ir até a Gare e voltar caminhando até o mhome.  Mas ao chegarmos lá, vimos horários e valores de trem  ir à Lille-França e, em 15 minutos já estávamos no trem! Limpo, moderno e rápido, com tomada para carregar netbook/celular, poucos passageiros...

DSC03133 DSC03057

Apenas 25 minutos de viagem chegamos em Lille-FR. O Office de Tourisme fica a 10 quadras da Gare, fomos aproveitando a caminhada para fotografar e admirar belos edifícios; datados a partir do séc. XVII, Igreja St-Maurice (em obras); a Grand Place, Vieille Bourse, Ópera,…

DSC03060 DSC03058

DSC03064 DSC03065 DSC03068

DSC03062 DSC03069

No Palais Rihour (séc. XV) está o Office de Tourisme; com clara intenção de vender (tickets para museus, passeios, pacotes).  Como estava na hora de almoçar, fomos num fast food com internet wifi (grátis), com vista para a Grand Place.

DSC03070 DSC03073

Depois, CAMINHAMOS (em maiúsculo por que foi demais), seguimos o percurso indicado pela Vieille Ville, chegando à catedral Notre-Dame de la Treille (datada de 1856), com fundos e interior belíssimos, mas a fachada principal completamente lisa (placas esbeltas de mármore) não é agradável. Após percorrer algumas ruas de pedestres (muitos turistas) chegamos no parque Champ de Mars. Pretendíamos visitar a Citadelle (antiga fortificação em forma de estrela); chegamos nos muros, passamos por uma porta, uma ponte levadiça, quando um soldado, gentilmente, disse que ali não poderíamos passar nem fotografar, pois havíamos invadido uma área militar! Ao voltarmos pela estradinha encontramos a placa…

DSC03099 DSC03087 DSC03092

DSC03079 DSC03093

DSC03102 DSC03098
DSC03104 DSC03105

Ao chegarmos na avenida, tomamos ônibus para ir até a Gare, como a passagem é válida por 1:30h, descemos no caminho para fotografar a Porte de Paris com suas belas tulipas; o Hôtel de Ville e seu Belfort; mais alguns edifícios característicos.

DSC03114 DSC03116

DSC03119 DSC03121

Mais umas poucas quadras e chegamos no Palais de Beaux Arts (museu), belíssimo e, em frente, a Prefeitura (sede do governo regional).

DSC03126 DSC03132

Cansados, tomamos ônibus e fomos para a Gare, onde logo tomamos trem para voltar a Tournai. Desta vez a viagem demorou 35 minutos, pois fez algumas paradas.

Ao chegarmos em Tournai a idéia era de tomar ônibus e voltar para mhome; mas após questionar vários informantes, resolvemos ir caminhando (cansadíssimos) mais uns 30 minutos, até chegarmos ao mhome…

Amanhã sairemos da Bélgica, entrando pelo norte da França, mas isto postaremos em breve.