Orientações

.

Orientações para auxiliar na viagem pelo Blog :

Naveguem pelos marcadores (palavras-chave) ao lado e, ao abrir uma das viagens

ou contos, atentem para o título (que indicará a data da viagem).

Obrigado e boas viagens ...


domingo, 25 de maio de 2014

Viagem pela Europa - parte 17 (saindo da Espanha)


Olá!
Chegamos em Tordesillas, um pouco antes do meio-dia, no camping El Astral. Um curto acesso em terra arenosa e a simples entrada, não revelam a ótima qualidade do local: áreas para mhomes e trailers separadas e delimitadas; banheiros limpíssimos, modernos, aquecidos e (pasmem), com música ambiental clássica! Atendimento muito bom, exemplar. (N 41º29’47” W 05º00’19”). Diária €21 (mhome+2 pessoas+luz).
Colocamos as roupas na lavadora, fizemos almoço e, para nossa surpresa, reencontramos o grupo de trailers holandeses e um casal de suíços. Descansamos e organizamos o mhome enquanto as roupas secavam.
DSC04476 DSC04364
Tordesillas está nas margens do rio Duero, local onde os romanos começaram o povoamento. Na época medieval foi construída uma ponte, que contribuiu para seu desenvolvimento econômico e social. O auge da cidade foi em 07 de junho de 1494, na assinatura do Tratado de Tordesillas, “entre os reinos de Castela e Portugal, que definia os limites que correspondiam a cada Coroa, das terras já descobertas ou à descobrir.  A linha, dividia o Atlântico de pólo a pólo, a 370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde, ficando o hemisfério ocidental para Castela e o oriental para Portugal”. Atualmente, a cidade tem cerca de 10 mil habitantes (na época do Tratado tinha 3.500 habitantes), tem intensa atividade turística, comercial e social.
DSC04478 DSC04384
À tarde, após a institucionalizada siesta espanhola, onde tudo funciona antes ou depois (flexível, entre as 14 e 16h), caminhamos até a cidade (uns 600m); fomos ao Museu de San Antolin, antiga igreja, em estado bastante ruim, mas a vista desde o terraço é surpreendente, pena que a escadaria seja muito estreita (em caracol) e com muitos degraus.
DSC04375 DSC04377 DSC04376
DSC04383
Depois fomos na Oficina de Turismo, na antiga Casa del Tratado de Tordesillas, com pequeno museu. Parece inimaginável poder “tocar” na história deste modo, pois a 520 anos, nesta mesa, Portugal e o  reino de Espanha (ainda sendo criado) dividiam o mundo por esta linha imaginária (passava pela hoje cidade de Laguna, em Santa Catarina).
Um fato importante, que raramente é citado: todas as três naus da frota, pertenciam aos navegadores ou comerciantes locais, que “investiram” neste possível descobrimento.  Ali, sente-se uma emoção extraordinária, um local de decisão mundial e histórica,  pois enquanto o Brasil nem havia sido “descoberto”, aqui na Europa a cultura já estava acontecendo, haviam mestres de pintura, música e literatura, e em pleno período do Renascimento.
DSC04413 DSC04400 
Fomos até a Plaza Mayor, procurar por um café, mas a aparência deles não era convidativa. Caminhamos até a Avenida Valladolid, onde há o supermercado Alimerka, compramos deliciosos salgados, doces, um refri e sentamo-nos na praça, a lanchar e observar a histórica paisagem.
DSC04458  DSC04459
No domingo, fomos novamente à cidade, visitamos o Monastério de Santa Clara, que foi construído como palácio para o Rei Afonso XI, com forte influência mourisca,  continuado pelo filho Pedro I (não é o português). Este doou para sua filha Beatriz que o transformou em Monastério. Ainda observam-se algumas portas, arcos, detalhes originais. Infelizmente, não permitem fotos.
Na igreja do monastério, há um teto abobadado em madeira policromada, característica dos construtores árabes.  Também ainda existem boa parte dos banhos árabes e, nos fundos da igreja, algumas pinturas e arcos.
DSC04436 DSC04446
Caminhamos mais um pouco pelo centro e, na Igr. San Pedro (lotada) assistimos uma cerimônia de 1ª comunhão, ocasião em que podemos entrar e vê-la. Todas as outras igrejas estavam fechadas (abrem apenas para as missas). O prédio do Antigo Hospital Mater Dei está em ruínas.
 DSC04453 DSC04474
DSC04466 DSC04468
Voltamos, e almoçamos no restaurante do camping: saboroso entrecot de ternera com salada e fritas, chopp e acesso à internet como sobremesa.  À tarde, aproveitamos para descansar e ir à prainha do rio ver os filhotes de ganso.
 DSC04479 DSC04475
Novo dia e, após os deságues, fomos para a estrada, apenas 90km e chegamos em Salamanca. Há um estacionamento embaixo da ponte Sanches Fabrez, central mas muito simplório, ficamos porque haviam mais 2 mhomes que iriam passar a noite ali.
Salamanca atualmente tem 160 mil habitantes, dos quais 35 mil são estudantes; possui uma das mais antigas universidades da Europa (1218); o centro histórico pode ser percorrido tranquilamente a pé;  relevantes comércio, serviços e turismo .
Almoçamos no mhome e fomos passear: visitamos o Ieronimus (torres medievais das catedrais – nova e antiga). O começo da visita é agradável, há paradas e salas, mas ao chegarmos no primeiro terraço, sobre o telhado da nave, o visual é fascinante mas o forte vento quase nos carrega. Passamos para a Catedral Nova, e saímos sobre uma passagem estreita e geradora de vertigens. Todos os visuais são encantadores.  Não conseguimos subir o lance final de escadas, para chegar até a parte alta (muito alta), com escada em caracol, degraus estreitos e altos, corrimão quebradiço, vento forte,…
 DSC04584 DSC04488
DSC04490 DSC04496 DSC04497
Ao descermos, fomos visitar as catedrais (nova e antiga), agora no chão (!). A catedral antiga (séc. XII), possui imensas colunas com cerca de 4m de diâmetro na base, dimensões gigantescas, pinturas e altares em madeira esculpida e policromada, algumas esculturas em pedra. Felizmente não a demoliram quando da construção da nova…
 DSC04507 DSC04513 DSC04520
A catedral nova (séc. XVI), também imensa, gótica, altares ricamente ornamentados; belíssimo e bem preservado cadeiral do coro, sua cúpula é indescritível, maravilhosa. Com a planta pode-se observar melhor as duas…
 catedral DSC04551
DSC04538 DSC04539
DSC04534 DSC04549
Passeamos mais um pouco pelo centro, entramos na Casa das Conchas (atual biblioteca); fotografamos a Clerecía e a Universidade (sec. XIII).
Na Oficina de Turismo (Plaza Mayor), a Sra. Joana nos atendeu muito bem, dando boas orientações. Ao voltar para o mhome, na Calle Mayor, compramos camisetas na simpática lojinha “Patio Chico”, da Sra. Maria José, gentil proprietária.
 DSC04560 DSC04559 DSC04642 
DSC04562 DSC04567
Mais algumas fotos da Universidade com sua belíssima fachada de fundo e pátio interno com colunas. Fomos descendo pela lateral até chegarmos ao mhome. Esfriando e ventando bastante, com chuva forte e contínua durante a noite.
 DSC04570 DSC04573
Pela manhã, fomos para o Camping Regio (N 40º56’53,7” W 05º36’53,0”), que dista 5km de Salamanca, na cidade de Santa Marta de Tormes.  O camping é parte do conjunto hoteleiro Regio (5*), tudo muito bem organizado, moderno (€20 mhome+2 pessoas+luz+internet).  Há um restaurante no luxuoso hotel, que dá descontos aos campistas (com ótimas opções de refeição).
 DSC04585 DSC04745
Tomamos ônibus e fomos passear na cidade; a primeira parada foi no Museu da Automoción (automóvel e sua história), com uma centena de veículos, peças, motores, ferramentas, painéis, documentos,…. Há também uma remontagem de antiga oficina, com as máquinas e equipamentos movidos por único grande motor elétrico, que distribuía o movimento por eixos e polias no teto, acionando as máquinas por correias e engrenagens.
O museu é particular, com algum auxílio governamental; inaugurado em 2002, possui veículos da coleção Gomez Planche, bem como de outros particulares e instituições. São 4.200m2;  com muitos automóveis em seu perfeito estado original (déc. 20-40).
 DSC04589 DSC04594 DSC04619
DSC04612 DSC04611
DSC04618 DSC04635
Começamos a subida (cansativa) até o centro, visitamos detalhadamente a “Logia Masónica” (fotos proibidas) com seu belíssimo e completo museu (Centro Documental de la Memoria Historica), depois alguns belos edifícios e igrejas pelo caminho.
 DSC04639 DSC04640
Almoçamos num fast food (pela estratégia e praticidade), caminhamos pela Calle Zamora com mais alguns prédios lindos, e para nossa alegria, encontramos uma filial da Panificadora Granier, com seus deliciosos fartones.  No final da Calle Zamora, fica a igreja San Marcos, fechada e curiosamente redonda.
   
 DSC04663
Cansados, e esfriando muito, voltamos para camping com o ônibus (30 min) e logo começou a chuva novamente. À noite, fomos no restaurante encomendar merluza com salada para jantar no mhome, que saboreamos com o consagrado Los Molinos, tempranillo tinto.
Novo dia, apesar do vento gelado (sensação de 0ºC); fomos para a cidade tentar (pela 3ª vez) visitar  a Clerecía e Universidade, que tem apenas visitas guiadas em horários marcados. Ao chegarmos para a visita das 10:30h, pagamos os ingressos, colamos no peito os adesivos de “permissão” e a atendente pediu para aguardarmos, pois a visita iniciaria em 5 minutos. Mas após nos dar as orientações, “lembrou-se” que um grupo havia feito a reserva (!) e teríamos que esperar fora até o próximo horário (11:30h).  Desistimos…
Fomos até o convento Las Dueñas, onde há belo pátio mourisco, um pequeno museu e belo roseiral. Visita rápida pois são poucos os espaços abertos.
 DSC04676 
Em seguida, no Convento San Esteban (séc. XVI); fachada parece um “tapete de pedra”, claustro rico em detalhes (estilo plateresco; renascimento espanhol), após passar pela Escadaria de Soto (1553) chega-se à parte alta de onde se tem  uma bela vista da catedral (desde o coro superior), com altares belíssimos, a cúpula tem 45m de altura, com detalhes incríveis.
 
DSC04700 DSC04707
  
Almoçamos novamente no fast food, visitamos o Mercado de Abastos onde compramos doces para sobremesa. Vento congelante, optamos por voltar para o mhome; decisão acertada pois logo começou a forte chuva…
Novo dia e fomos para a estrada; mas como temos liberdade (pois estamos com a casa junto), mudamos nossa rota pré-estabelecida e rumamos para o Sul, onde a previsão meteorológica está mais favorável.  Fizemos breve parada em Cáceres para abastecimento (diesel e despensa); logo fomos para a estrada novamente. 
Paramos em Fregenal de la Sierra, paramos por vermos muralha e castelo. Bem atendidos pelo sr. Javier, visitamos o Castillo Templário, onde estão também a Igr. Sta. Maria, a Plaza de Toros e o Mercado de Abastos. Infelizmente, as igrejas abrem apenas para os serviços; caminhamos um pouco pelas ruas (belos edifícios), e logo seguimos para a estrada.
DSC04779 DSC04785
DSC04792 DSC04800
Após quase 450km (rodados neste dia), chegamos na pequena Jabugo, conhecida pela produção do famoso “jamón de bellota capa negra”.
DSC04760 DSC04763
Jamón Ibérico é um manjar suino de sabor nobre: Os porcos são originalmente muito bem selecionados. Após a triagem, alimentam-se livres durante 18 meses, em especial com as “bolotas”, uma espécie de avelã nativa. Afirmam os especialistas que 70% da qualidade e sabor final do presunto depende deste período.  Os demais 30% incluem a salga individual, a cura em secagem durante 18 meses, a bodega escura para amadurecimento e desenvolvimento de cor, aroma e sabor. 
No final, as peças (pernas traseiras inteiras) vão pesar 40% menos do que no início. Um processo lento, trabalhoso e caro: faixa de cem euros cada peça.
 bellota porcos
jamon DSC01079
Estacionamos na entrada da cidadela  (N 37º54’49,7” W 06º43’33,7”), num pequeno local próprio para mhomes. Local tranquilo, apenas pela manhã ouvimos os ruídos da estrada.
 DSC04811 DSC04814
DSC04815 DSC04813
Fomos para a estrada novamente, iríamos entrar em Huelva, mas seu enorme entorno e trânsito nos assustou. Seguimos, e alguns km estávamos na fronteira com Portugal. Paramos em Castro Marim numa A. S. muito agradável (N 37º13’13” W 07º26’40”), são 25 vagas, despejos gratuitos, água e luz pagas.
Almoçamos no mhome e depois fomos visitar o castelo; está em péssimo estado de conservação, cuja atendente não interrompe a tagarelice ao telefone nem quando emite os tickets e recebe o pagamento. Há uma bonita vista desde o alto da torre.
 DSC04819 DSC04823
DSC04826 DSC04837
DSC04839
DSC04840 DSC04849
Optamos por seguir mais uns km, e vimos placa de camping em Conceição de Tavira: Camping Ria Formosa, muito bom, 1ª categoria (sanitários modernos e lindos, espaços delimitados, controles automatizados de entrada (mhome e pessoal), e energia elétrica com moderna conexão… tem até lavagem de mhome;  €15 (mhome+2 pessoas+ luz+internet).  N 37º08’42,5” W 07º36’07,1”
DSC04856  DSC04852
Vamos ficando por aqui, logo postaremos mais uma parte contando do Sul de Portugal. Até breve…
 DSC04434

5 comentários:

João Morgado disse...

Olá
Mais um excelente relato da vossa viagem. Vejo que já estão em Portugal (Tavira). Não sei se ainda vou a tempo, mas têm uma área de serviço e pernoita entre Vilamoura e Albufeira, junto à praia da Falésia, que é muito boa. O preço é 8 € por dia e tem electricidade e internet. Para abastecer a autocaravana de água é que é pago (2,5 €). Vai-se a pé para a praia. Boa continuação.

Sandra disse...

Obrigados pela dica. está anotada e à tempo...
abraços
San e Dan

ITA REZENDE disse...

Muito legal!!! Estávamos agora comentando que é possível viajar um pouco lendo as informações e observando as fotos! ! Parabéns! Seus relatos são maravilhosos uma verdadeira aula. .. Abraços

Irene disse...

Hola queridos amigos. Soy Irene, de la Oficina de Turismo de Palencia. Agradeceros que me hayáis nombrado, y espero que os gustase y disfrutaseis de esta pequeña ciudad. Y, por supuesto, espero que este viaje que están realizando le estén disfrutando. Las fotos y las entradas que realizáis son una maravilla.

Un saludo con cariño.

Irene

Sandra disse...

Hola Irene!! Gracias por su visita!
Palencia és una maravillosa ciudad (pequeña y acojedora); las construcciones historicas, iglesias, el parque Dos Islas, y claro, la area de servicio para autocaravanas; son fantasticos!!.
Logramos que muchos más autocaravanistas passem por Palencia, y que sean tambíen atendidos por usted.
Gracias, y saludos fraternos!!
San & Dan