sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Viagem novembro-dezembro/2014 (parte 2)

Após nossa estada em Gramado, seguimos no rumo Sul e, como não gostamos do trânsito intenso, apenas passamos por Porto Alegre, estacionando em Guaíba, com amigos luteranos.

DSC06009 DSC06049

Novo dia, optamos por fazer o percurso de catamarã, até Porto Alegre. Passeio agradável, apenas 20 minutos, sem estresse, R$ 8,00/pessoa. Aproveitando a estada na capital, fomos à catedral onde coincidentemente encontramos um grupo de amigos toledanos.

DSC06038 DSC06042

DSC06045 DSC06012

DSC06017 DSC06019

Visitamos o  museu Júlio de Castilhos, com peças singulares. Aproveitamos também para visitarmos parentes.

DSC06021 DSC06023

DSC06030 DSC06029

DSC06033 DSC06013

As 16h retornamos para Guaíba (catamarã). À noite, participamos do culto do Dia de Ação de Graças, afinal, diariamente temos que agradecer ao Supremo por todas as bençãos que Ele nos oferece.

Seguimos viagem para Pelotas. Rodovia BR-116 em bom estado, com vários trechos em obras de duplicação.  Chegando em Pelotas, vimos um pequeno ônibus Chevrolet Brasil, apelidado de Expresso Quindim (por ser amarelo).  Conhecemos o proprietário, Sr. Chico, que possui outras peças lindas, como Fuscas, Lambretas, Citroen...

DSC06056 DSC06060

DSC06062 DSC06066

Conseguimos pernoite com amigos bombeiros e, na manhã de sábado, por indicação do Sr. Chico, fomos na “feira de pulgas”, exposição de carros antigos e também visitar o mercado público recém reformado. Ainda tivemos a sorte de assistir a apresentação da impecável banda da Brigada Militar.

Fomos ao Café Aquarius, onde ocorreu um fato curioso: Dan foi ao balcão pedir 2 cafés, a atendente trouxe 2 xícaras e as deixou emborcadas sobre os pires. Dan virou-as, colocou açúcar e esperou, esperou, e nada de servirem o café. A moça até passava perto, olhava e seguia.  Até que ele a chamou, questionando sobre o café, ao que ela respondeu: “Mas as xícaras estão desviradas, significa que o senhor já tomou!”  Portanto, faz parte da mística do café Aquarius: a atendente coloca a xícara emborcada e desvira somente quando serve o café!

DSC06068 DSC06064 DSC06069

DSC06078 DSC06082

DSC06086 DSC06087

Após o meio dia, seguimos para Rio Grande, onde o nosso amigo Matheus nos aguardava. A família toda nos recebeu muito bem, pessoas simpáticas e gentis. Visitamos um trecho da imensa Praia do Cassino (212km de extensão!). A noite saboreamos um gostoso assado para celebrar.

No domingo, após o almoço, Matheus nos levou para conhecer um tio, colecionador de motonetas, Sr. Sidnei. Um entusiasta, apaixonado pelo restauro e pelas peças, que ele mesmo recupera!  Constrói, molda, idealiza, fabrica as peças, faz a chapeação e pintura, coloca a “mão na massa” para resgatar as peças (grandes e pequenas).

Ele forneceu muitas e valiosas informações, além de dedicar boa parte da tarde em nos atender.  Agradecemos à toda a família pela agradável recepção e acolhida.

DSC06103 DSC06099

DSC06098 DSC06100

DSC06095 DSC06104

Dia útil, fomos à corretora em Rio Grande para fazermos o seguro internacional (Carta Verde), mas após esperar muito, algumas justificativas inconclusivas, vários telefonemas, recebemos o veredicto: não podemos fazer a carta verde por mais de 30 dias. E a solução apresentada pela empresa foi digna de constar no Guiness  da desinteligência: “podem retornar em 30 dias e fazer outra por mais 30!”

Após “esfriar a cabeça”  e analisar as hipóteses possíveis, optamos pela mais sensata: mudar nosso planejamento inicial e rumar à Jaguarão.  Chegando à cidade, fomos na Retimex (www.gruporetimex.com.br), onde o Sr. Jairo nos atendeu prontamente e, em 5 (cinco) minutos, estávamos com a Carta Verde em mãos  (para 60 dias = R$ 350,00).  Resolvemos mais algumas pendências bancárias na cidade e entramos no Uruguay.  Parabenizamos a Retimex, pela competência e presteza.

Infelizmente, choveu o dia inteiro, por vezes de forma intensa. Algumas pontes e trechos da estrada começavam a reter água, mas como todos os que rodam pelo Uruguay sabem, somente há pontos de parada nas cidades, que neste trecho distam centenas de quilômetros e, a primeira delas estava em alerta, pelo alagamento.

DSC06108 DSC06111

Enfim, tocando em frente, o tempo aclarando, chegamos às 17h em Piriápolis, e nossa primeira parada foi no Lavadero Piria, deixar as roupas para serem lavadas. Em seguida, fomos ao camping AEBU, bem recebidos, PU 275/2 pessoas/dia (R$ 30).  Estacionamos ao lado de um mhome alemão, do Tobias, que está esperando a família chegar para passearem.

Pela manhã não choveu, havia vento e limpamos calçados e o mhome, mas quando estávamos acabando a faxina começou a garoar. Guardamos tudo e esperamos, logo após o almoço, o céu limpou e ficou azul intenso, com sol maravilhoso; aproveitamos  para terminar as tarefas domésticas.

DSC06112 DSC06116

Novo dia, fomos passear em Punta del Este, com sol quente desde cedo. Nossa primeira parada foi no Punta Shopping, onde há Tienda Inglesa (supermercado variado), câmbio, wifi... Aproveitamos e fomos ao escritório da Buquebus (no próprio shopping), saber dos valores da travessia Colonia del Sacramento para Buenos Aires: U$ 150 (R$ 384;  mhome + 2 pessoas). Novamente damos a dica: comprar com 4 a 5 dias de antecedência reduz consideravalmente o valor da passagem.

DSC06120 DSC06121

Passeamos mais um pouco pela cidade e voltamos para o AEBU em Piriápolis, onde aproveitamos para lavar mais camisetas e conversar com o vizinho Tobias.  No final da tarde (passado das 20:30h), fomos ver o pôr-do-sol no mar. Uma beleza indescritível.

DSC06124 DSC06128

DSC06130 DSC06141

DSC06133 DSC06126

Amanhã devemos continuar nossa viagem, em breve novas postagens.