terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Viagem novembro-dezembro/2014 (parte 3)

Saímos de Piriápolis cedo, para evitar o calor vespertino. Optamos por desviar Montevidéu, passando por Canelones e Santa Lucia. A rodovia estava em ótima condições, mas com muitos pedágios (seis, média de R$ 13,00/cada).  Mas ao chegarmos em Santa Lucia, cidade confusa e com aparência de abandono, surpresa ao chegar na ponte de saída: bloqueada pela inundação.

Aproveitamos para fazer almoço, enquanto refletíamos sobre o que fazer. Logo conseguimos informação de que precisaríamos fazer um desvio curto, para passar por outra ponte. Tudo resolvido e, logo depois da ponte, outro pedágio!

DSC06150  DSC06148

DSC06151  DSC06153

Calor insuportável (termômetro marcando 43ºC, umidade baixíssima). Finalmente chegamos a Nueva Helvecia (Colonia Suiza), indo direto para o Hotel Suizo, estacionar. Conseguimos boa sombra, conectamos energia e em seguida chegou outro mhome: suíço!. Conversamos com eles, lemos, “enrolamos” para conseguir suportar o calor.

DSC06166 DSC06164

DSC06178 DSC06177

Novo dia, os suíços seguiram logo cedo; nós partimos depois do almoço, pois rodaríamos somente 60km, até a Granja Arenas (10km antes de Colonia del Sacramento). Alguns mhomes estrageiros estacionados (canadense, francês,…). Estacionamos e começamos a organizar o mhome para a travessia de Buquebus (ferry Colonia – Buenos Aires).

DSC06186 DSC06184

DSC06182 DSC06191

Domingo pela manhã, abastecemos água, lavamos algumas roupas, limpamos mhome, e a meteorologia confirmou: chuva com rajadas de vento.   Foi bom para refrescar um pouco. Compramos doce de cebola e de damasco (na própria Granja Arenas), e às 16h fomos para a cidade, passear um pouco, acessar internet, ver as belas construções antigas.

Estacionamos perto da orla, ao lado de uma camper brasileira (Moacir e Maura); logo chegaram mais dois brasileiros (Felipe e Ana Julia) que estudam em Buenos Aires e, como adoram viajar em liberdade, vieram conhecer nossa “casinha”.  Para a surpresa de todos, tivemos um belíssimo pôr-de-sol, com as nuvens fazendo bela composição.

DSC06197  DSC06196

DSC06198 DSC06201

DSC06211 DSC06205

DSC06207 DSC06216

Estacionamos na praça, junto com Moacir e Maura, para passarmos um “pedaço” da noite, pois embarcaríamos às 5:30h da madrugada.

Fomos para o porto às 4h para fazer todos os trâmites (check in, aduana de saída do Uruguai e de entrada na Argentina, liberação do mhome,etc.).  Dia de nosso aniversário de casamento, usufruimos a bela viagem no Eladia Isabel para a Argentina.

DSC06229 DSC06230

DSC06231 DSC06235

Toda a viagem (3;20h de duração) muito tranquila, belos visuais ao longe. Na chegada em Buenos Aires, um fiscal pediu os documentos (passaporte, registro do veículo e Carta Verde); outro entrou no mhome com cachorro (imaginamos que seja anti-drogas), e um terceiro entrou e pediu para ver a geladeira perguntando sobre carne, frutas e ovos; como não tinhamos nada proibido, seguimos em frente.

Em função do feriado (Dia de Imaculada Conceição) passamos (mhome e camper) com bastante facilidade por Buenos Aires, tendo cuidado para seguir sempre as orientações para a Ruta 3; paramos para abastecer num Shell,  Moacir e Maura seguiram viagem.

Seguimos pela Ruta 3 (sentido Sul), ao longo de uma planície, com fazendas de gado, alguns alagados com pássaros variados,..  Posto de combustível, local de parada ou auxílio somente são encontrados nas cidades (uns 100km umas das outras).  Fizemos parada para almoço e descanso em Las Flores; depois continuamos seguindo até Azul (indicação de camping dos amigos Marco e Sandra).

Camping simples mas com todo o necessário: luz, água, duchas quentes, sossego (PA 40/dia); ao lado do rio Azul, pertinho do balenário municipal. Estacionamos, colocamos as cadeiras perto do rio e vimos a movimentação das crianças e adultos, pescando ou brincando com caiaques, numa tranquilidade bem peculiar.

DSC06237 DSC06243

Novo dia, fomos passear pela cidade de Azul. Estacionamos em frente a Intendência (prefeitura); passeamos pela Plaza San Martin (com lindos jardins e passeios cuidados e limpos); visitamos ainda a catedral Nuestra Señora del Rosario (1906), linda, detalhes preservados. Nas quadras próximas à praça, várias construções antigas, que segundo informações, representantes de passado com maior desenvolvimento.

DSC06250 DSC06248

DSC06253 DSC06252 DSC06254

DSC06258 DSC06259

Com o mhome fomos ao supermercado (La Anonima), abastecer a despensa.  Nos surpreendemos com os preços: a maioria dos produtos com preços semelhantes ao Brasil, alguns mais baratos (como vinhos e queijos, produtos de limpeza e cosméticos), outros mais caros (frutas, legumes, verduras).

Com o calor aumentando, começamos a retornar para o camping, mas antes, fizemos breve parada no Parque Municipal, fotografar um imenso e histórico carroção.

DSC06262 DSC06263

Amanhã voltaremos para a estrada, seguindo para o Sul.

Abraços e até breve!

Francini disse...

Adorei a postagem com ótimas dicas.