Orientações

.

Orientações para auxiliar na viagem pelo Blog :

Naveguem pelos marcadores (palavras-chave) ao lado e, ao abrir uma das viagens

ou contos, atentem para o título (que indicará a data da viagem).

Obrigado e boas viagens ...


sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Viagem pela Europa – Itália (parte 2)

 

DICA:  PARA AMPLIAR AS FOTOS BASTA CLICÁ-LAS

Ciao!  (pronucia-se “tcháu”, ao chegar e/ou sair)

A chuva tem causado dificuldades, algumas regiões estão em calamidade (rodovias e ferrovias destruídas, residências e comércios isolados).  Aqui, perto de Nápoles, apenas alguns poucos pontos de alagamento.  “Ma va bene”, aproveitamos o período chuvoso para curar um breve resfriado…

DSC08911  DSC08913

No sábado, sem chuva mas com vento frio, fomos novamente passear no centro de Nápoles.  Descemos na estação Dante (metrô), e caminhamos pela Via dei Tribunali. Dezenas de pontos para serem vistos nesta rua: igrejas, monumentos, museus sacros, residências históricas.

A dificuldade de circular por esta (e outras) rua é o espaço: não há calçada, a rua estreita, com mão única para carros, motos e caminhões, circulam turistas e napolitanos. E extensões de lojas sobre a rua tornam-na quase intrafegável!

DSC08930 DSC08940 DSC08941

O primeiro avistamento foi da Porta Alba (em reformas), depois Piazza Bellin onde tem restos de ruínas gregas. Encontramos uma igreja de fachada simples parecendo abandonada, mas a porta estava aberta e, ao entrarmos nos deparamos com um interior belíssimo (precisando de recuperação): Chiesa San Pietro a Maiella (séc. XIV).

DSC08915 DSC08916 DSC08917

DSC08929 DSC08920 DSC08925

Pouco adiante, chegamos na Chiesa de Santa Maria delle Anime del Purgatorio ed Arco (séc. XV), está em reforma por fora e a parte interna é belíssima: mármores coloridos (placas grandes), estilo barroco encantador... Para visitar esta igreja não é cobrado ingresso, apenas para visitar o museu. Uma curiosidade:  símbolos de caveiras em vários pontos da igreja (altar, portões, cantos...).

DSC08933 DSC08934

Mais alguns metros e encontramos uma placa "Napoli Sotterranea", cuja incursão significa fazer uma viagem através da história ao longo de 2.400 anos desde a era  grega, a 40 metros de profundidade entre túneis e cisternas.   CONTUDO, ao chegarmos na porta de entrada, 4 funcionários conversando animandamente (sobre qualquer coisa), fumando e gargalhando, não permitiram entrar (nem para questionar).  Sobre horários e valores; "cercare en internet". Desistimos!

Muitas igrejas e monumentos estão em reforma, alguns permitem entrar outros nem isto e, deste modo, as fotos ficaram limitadas... E, muitas vezes não há espaço frontal suficiente para fotografar.

DSC08982 DSC08943

Logo chegamos ao Duomo (Catedral de Santa Maria Assunta,  séc. XIII), que possui o tesouro e o túmulo de San Genaro. Imensa, belíssima. Ficamos imaginando como conseguiam fazer tal estrutura e construção, nestas dimensões, as pinturas e decorações, de modo que nós (do solo) podemos compreende-las, em perfeita perspectiva!  Eram artífices “iluminados”...

 DSC08944 DSC08945 DSC08946

DSC08949 DSC08951 DSC08962

DSC08954 DSC08957

As 13:30h o Duomo fechou, seguimos ao final da Via dei Tribunali, até o Castelo e Porta Capuana, além da Chiesa de Santa Caterina a Formiello (bastante escura e abandonada). 

DSC08979 DSC08970

DSC08980 DSC08981

Procuramos algum local agradável para almoçarmos, não encontramos e retornamos até a Via Duomo, onde vimos a Pizzeria  Il Figlio del Presidente (http://www.ilfigliodelpresidente.it/dove-siamo). Como estava lotada, presumimos que a pizza deveria ser boa. Logo nos conseguiram uma mesa, e o almoço foi maravilhoso: entrada com muzzarela de bufala e prosciuto (presunto), depois pizza Bufalina Doc, e “birra” alemã para acompanhar. Tudo com bom e rápido atendimento.  Ali, o presidente Bill Clinton comeu pizza em 1994.

 DSC08991  DSC08989

Começamos a retornar, pela Via San Biagio dei Librai, também com vários pontos de interesse. Logo fizemos uma parada numa vitrine, ao avistarmos uma minúscula máquina de costurar (10mm). Entramos na lojinha do Sr. Aldo, e descobrimos o artista: ele produz presépios e está no Guiness por ter feito o menor presépio do mundo (em meio grão de lentilha), mas disse que agora está fazendo um de 1mm!  Adquirimos a maquininha (de prata) para nossa coleção.

 DSC08992 DSC08994

DSC09028 DSC08983

Poucos passos dali, chegamos a Chiesa del Gesú Nuovo (séc. XVI), construída originalmente para ser um palácio, depois, sob o vice-reinado de Dom Pedro de Toledo, em 1547 tentaram introduzir a inquisição espanhola em Nápoles; o povo se rebelou e o prédio foi confiscado pelas autoridades  e oferecido para venda. Em 1584 o palácio e seus jardins foram vendidos aos jesuítas, que readaptaram o edifício (entre 1584 e 1601)  e o estabeleceram como Igreja.

É indescritível a sensação de entrar no prédio, pois sua fachada negra com milhares de pirâmides não sugere que o interior seja tão magnífico. Ficamos longo tempo admirando esta bela obra...

chiesa Gesu DSC09008

DSC09012 DSC09013 DSC09014

DSC09015 DSC09024

Tomamos o metrô e retornamos para casa, cansadíssimos mas felizes.

A comemoração do aniversário (San) foi na Itália (!) e, para tanto, almoçamos no Fratelli La Bufala (http://www.fratellilabufala.eu/ristoranti/), no Centro Comercial Auchan, que possui unidades em várias cidades européias.  Pedimos o Menu del Giorno (com entrada, prato principal e acompanhamentos) e duas birras para acompanhar e "despertar" a fome. Nosso cardápio: rigatoni alla putanesca, petto di pollo alla griglia, insalata verde... saborosíssimos.

Adquirimos (preços ótimos) calças no Decathlon e blusas na Piazza Itália, ambos no mesmo Centro Comercial.

Fizemos caminhadas nos arredores de nossa "casa", conhecendo a vizinhança e nosso italiano está quase compreensível...  No final de semana faremos um passeio diferente, mas fica para a próxima postagem.

Abbraccio, Arrivederci...

DSC09037a

Nenhum comentário: