quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Viagem pela Europa – Itália (parte 5 – Orvieto)

DICA:  PARA AMPLIAR AS FOTOS BASTA CLICÁ-LAS

Ciao a tutti!

Após a estada nas cidades grandes (preferimos as menores), fomos para uma linda cidade pequena: ORVIETO. Possui 21 mil habitantes, a 325m de altitude; uma cidade antiga e graciosa, com um centro histórico cheio de vielas e lojinhas de cerâmica e artesanato. Teve origem etrusca, supostamente vindos da Anatólia (parte asiática da atual Turquia), lá pelo século VII a.C.  A Etrúria era constituída por doze cidades interdependentes, dentre elas Orvieto (sua capital).

mapa 1931 DSC09462

Situada sobre uma plataforma rochosa, em estratégica posição e difícil acesso, quase inexpugnável. Passou por guerras e saques, ressurgindo na Idade Média. Os séculos XI e XII foram importantes para a cidade, pois muitas de suas atuais edificações foram realizadas no período.

orvieto google

Novamente contamos com a ajuda da Giupyland (www.giupyland.it), para aquisição de passagens de trem e hotel.  Dica importante: a maioria dos trens possuem valores diferenciados para aquisição com antecipação, por exemplo: adquirindo bilhete uma semana antes de embarcar, pode ter um desconto de até 50% (dependendo de dia/horário da viagem).

Ficamos no Hotel Filippeschi (http://www.hotelfilippeschi.it/), que tem suas instalações num casario (de pedra) antigo; decoração linda, sóbria e atendimento familiar; quarto com secador térmico de toalhas; limpeza diária; café da manhã completo e variado.

DSC09420 Aversa DSC09427

DSC09429 DSC09818

DSC09795 DSC09790

A viagem de trem “Intercity” foi tranquila, apesar de alguns usuários não terem bom senso (falam alto, com toque de celular longo e elevado, crianças ruidosas, etc…).

Chegamos a Orvieto as 14h e o primeiro passo foi tomar o Funicular para subir até a cidade; com o mesmo ticket se pode andar nos ônibus (ao centro) por até 90 minutos.

DSC09431 DSC09432

Deixamos nossa mochila no hotel e fomos passear pela bela cidade. A primeira parada foi na Piazza República, onde ficam o Palazzo Comunale (prefeitura, séc. XII-XIII) e a Chiesa de S. Andrea (séc. VI).

DSC09433 St Andrea DSC09436

DSC09439 DSC09437 DSC09447

Caminhamos até a borda oeste da cidade, próximo a Porta Mayor e Porta Romana (na parte alta), onde há belíssimo panorama dos arredores e da formação rochosa em que a cidade está formada.  Apesar das ruas serem estreitas, é permitido o tráfego de veículos, com limitadores de altura e largura (a menor 1,7m de largura). Há vários estacionamentos nos arredores da cidade (parte baixa), incluindo um parking para mhomes.

DSC09450 DSC09452 S Giovani DSC09455

DSC09456 DSC09459

DSC09460 DSC09463

Depois de percorrer muitas ruas e vielas, um bom banho quente no hotel e preparar-se para o jantar: Restaurante Il Cocco. Muito bem atendidos, pedimos uma lasanha de funghi com tartufo; ravioli com ricota, espinafre e nozes; salada e vinho branco. Muito bom…

DSC09470 DSC09491 DSC09493

Novo dia, começamos com a visita ao Duomo (Catedrale di Santa Maria Assunta); impressiona com suas listras brancas (mármore travertino) e escuras (basalto). O Papa Adriano IV (1154-1159) foi o primeiro papa a estabelecer-se em Orvieto e, em 15 de novembro de 1290, o Papa Nicolau IV lançou a pedra fundamental do atual Duomo (Catedral) e dedicou-o a Assunção da Virgem, cuja construção levou 300 anos. A fachada (em restauro) com rosetas, relevos, azulejos dourados.  No interior, duas capelas laterais com pinturas retratando passagens da bíblia e da cidade; um imenso órgão à esquerda do altar.  Tudo é de grandes dimensões…

DSC09501 DSC09499

DSC09518 DSC09519

DSC09526 DSC09532

DSC09521 DSC09797

Com o ingresso pago no Duomo, pode-se visitar o Museu Ópera del Duomo e Palácio dos Papas; além da igreja de Sant’Agostino. Aqui mais uma dica: é preciso observar e guardar os tickets de ingresso (museus e ônibus), pois eles podem oferecer descontos para outras atrações.

DSC09582 DSC09608

DSC09598 DSC09599

Após o almoço continuamos a caminhar, visitando mais igrejas (inúmeras, algumas sem constar no mapa).  Cansados, no meio da tarde tomamos um capuccino com croissant para aquecer.

DSC09618 DSC09659 DSC09665

DSC09626 DSC09627

DSC09632   DSC09662

DSC09667 DSC09668

DSC09671 DSC09688

Novo dia, fomos visitar o Pozzo della Cava,  Com o ticket do funicular obtem-se desconto na entrada.

Os etruscos executaram o poço (séc. V a.C.) para abastecer a cidade. Ao longo das guerras foi abandonado e, em 1645 a autoridade comunal ordenou o fechamento. Em 1984 foi recuperado por uma família tradicional na cidade, mantido sem auxílio governamental.  No período de 1985 à 2004, foram descobertos muitos ambientes hoje visitáveis (túneis, abrigos, fornos, cisterna, tumbas, cantina…).

A cidade tem centenas de túneis, com estrutura necessária para sobrevivência (cisternas, dormitórios, alimentação,...), com interligações e estratégias de fuga (Orvieto Underground, passeio agendado).

DSC09629 DSC09696

DSC09700 DSC09706 DSC09713

Conversamos com o proprietário (descobridor) e informou que, com investimento próprio faz a manutenção. Mantém um restaurante, para ajudar a cobrir as despesas, em cujo piso há um trecho transparente, para observar a cantina etrusca no subsolo.

Dali, caminhamos até o lado nordeste da cidade, visitar o outro poço: Pozzo de San Patricio; mandado construir pelo Papa Clemente VII em 1527, quando refugiou-se em Orvieto, durante o saque de Roma pelo Imperador Carlos V.  Temendo bloqueio de água na cidade, o papa mandou construir o espetacular poço (62 metros de profundidade), com dupla escadaria helicoidal (mãos únicas) para que os séquitos de mulas carregadas com jarros d’água não se cruzassem.

DSC09757 DSC09765 DSC09763

DSC09734 DSC09751

DSC09756 DSC09812

DSC09758 DSC09760

Retornamos para o centro e almoçamos no Montanucci: escolhe no balcão, paga e senta-se; é bom chegar cedo pois é tem bastante movimento.  No jantar servem a la carte e não são muito gentis, mas  a comida é saborosa.

À tarde voltamos ao Duomo (o ingresso válido); e soubemos que haveria uma importante celebração: o aniversário da Catedral (725 anos!); além do belo ritual na ordenação de um diácono.  No link, uma parte da celebração: http://orvietosi.it/2015/11/solenne-cerimonia-in-duomo-per-la-dedicazione-e-per-lordinazione-diaconale-di-eugenio-campini/

DSC09776 DSC09783

DSC09784 missa

À noite jantamos no Montanucci: raviolli de ricota com manteiga e salvia, frango com molho de limão e legumes grelhados e, claro, taças  de vinho.

Pela manhã, fomos caminhar mais um pouco pelas curiosas vielas da cidade. Passeamos ainda no Forte Albornoz e Porta Rocca, até o horário de nosso trem.

DSC09803 DSC09806

DSC09802 DSC09811 DSC09805

Um pouco de História:  A Etrúria foi uma civilização avançada com igualdade para homens e mulheres, (liam, escreviam e participavam), os filhos tinham acesso à instrução e tomavam banho quente nas termas, com a família. A casa era predominantemente usada para dormir, já que se alimentavam normalmente nas tabernas.

O trabalho era disciplinado (jornada dos mineiros de 8 horas), agricultura e comércio fartos, além de próspera indústria (ceramista, metalúrgica, ourivesaria,...). Na arquitetura, destacaram-se na construção de templos, necrópoles e pontes. Competentes navegadores, com barcos que mediam até 60 metros. Foi um dos principais centros culturais de sua época.

Os cemitérios eram fora dos muros das cidades. A idade média de vida passava dos 60 anos, pois eram raras as epidemias e a higiene era apregoada e tradicional, organizada a produção e destino de dejetos.  Com a chegada do cristianismo, chegou também a epidemia, pois a igreja impregnou na mente da população que, não deviam lavar o corpo para salvar a alma (Wikipédia).

O declínio etrusco começou em 509 a.C., quando foram expulsos de Roma. A superioridade marítima etrusca terminou quando os gregos destruíram sua frota, em 474 a.C. Em 283 d.C. após prolongadas lutas, os etruscos foram dominados e submetidos ao controle dos romanos, perdendo várias características culturais. Orvieto foi a última cidade conquistada por Júlio César.

DSC09807 DSC09821

Adoramos Orvieto e sua história..  Queremos voltar!..