Orientações

.

Orientações para auxiliar na viagem pelo Blog :

Naveguem pelos marcadores (palavras-chave) ao lado e, ao abrir uma das viagens

ou contos, atentem para o título (que indicará a data da viagem).

Obrigado e boas viagens ...


quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Viagem janeiro/2017 (parte 1)

 

Olá!

Desta vez, para não enfrentarmos tanto trânsito (e por tanto tempo)  das festas de Ano Novo, fomos para o Hostel Paudimar (Foz do Iguaçu). Com alguma dificuldade, conseguimos um bom local para estacionar o motor home e abrir o toldo.   Camping movimentado, com vários mhomes e barracas, brasileiros e estrangeiros.

No sábado (véspera de Ano Novo), fomos ao supermercado e dali, seguimos até o Templo Budista de Foz.  Possui amplo espaço arborizado, com várias representações.  A fileira de imagens e o imenso Buda destacam-se.  Dali consegue-se observar parte de Foz, de Ciudad del Este e da Ponte da Amizade.  Respira-se paz e tranquilidade;  voltaremos novamente num período mais frio, pois o calor era quase insuportável.

DSC00868 DSC00873

DSC00880 DSC00874 

DSC00867 DSC00888

Retornamos ao Hostel e esperamos a chuvarada de todas as tardes, que formava várias lagoas no camping.  Logo cessava e o calor retornava…  Conhecemos ali pessoas especiais, como o Sr. José, da indústriaTreilar (Pinhais – PR), demonstrando seu belo e compacto mhome, com boas idéias. O Sr. Adécio, do camping Ipê Amarelo (Penha – SC); Sr. Djony e família, da Vintage Móveis (S. Bento do Sul – SC), e tantos outros (alemães, franceses, argentinos...).

Passamos nosso Reveillon com ceia no mhome e, à meia-noite, celebramos com uma espumante Cava espanhola e frutas; desejando e emanando boas energias para o Ano Novo aos nossos colegas e amigos.

Após algumas ponderações, análise de rotas e estradas, optamos por seguir viagem no sentido de Curitiba. Novo dia e fomos para a estrada; rodovia com bastante movimento.  Após Guarapuava, trânsito lento, por causa de dois acidentes.   Optamos por pernoitar no posto e restaurqante Benedita, próximo à Irati, pois estávamos cansados e a fila não iria reduzir tão cedo…

Tentamos ali saborear o famoso “X Polenta”, mas não tinha mais disponibilidade… Acessamos internet, fizemos pequeno lanche e dormimos.  Fomos cedo para a estrada, e antes das 11h chegamos na Só Trailer (do Sr. Celso); em Curitiba. Almoçamos, lavamos algumas roupas, descansamos.

20170103_184537

Pela manhã, tomomos o ônibus e fomos passear no centro.  Notamos um desleixo na cidade, o atendimento ao turista, antes elogiável, agora vergonhoso.  Não disponibilizam nem um mapa da cidade, um setor empurra para outro, a sujeira é geral,…  Ao meio-dia fomos procurar o restaurante que sempre íamos, mas fechou.  Limitamo-nos a um sanduíche num SubWay (famoso em todo o mundo), mas ao finalizar vimos um rato a correr pelo piso e assustar os demais clientes… 

No dia seguinte, organizamos tudo e fomos para a estrada, seguindo para São Bento do Sul.  Visitamos a empresa Vintage Móveis, dos nossos amigos Djony e Luciane. Móveis muito charmosos, em estilo antigo, com grande variedade. (www.vintagemoveis.com).

DSC00902 DSC00904

DSC00909 DSC00910

Por indicação deles, fomos até o Filadélfia Park Hotel (www.larfiladelfia.com.br), um hotel e centro de treinamento da igreja luterana (IECLB, que pertencemos) e escola de teologia; onde conseguimos uma concessão especial para pernoitarmos na área de estacionamento, embora não seja própria para mhomes.  É um lindo e tranquilo hotel; com delicioso café da manhã alemão e, para nossa alegria, vimos os esquilos, um deles, veio buscar a castanha na minha mão!! Uma linda e única experiência…

DSC00921 DSC00914

DSC00916 DSC00918

DSC00928 DSC00932

Fomos para a estrada, e logo chegamos a Corupá, passeamos um pouco pela cidade, visitamos o belo seminário (em férias coletivas), e fomos para a estrada, pois o calor estava aumentando muito…

DSC00933 DSC00938

Mais um pouco adiante, em Jaraguá do Sul, fomos no Parque Malwee. Almoçamos, descansamos.  Visitamos os museus, demos uma pequena caminhada pelo lago…

DSC00947 DSC00950

DSC00951 DSC00956

Mais alguns km, chegamos em Pomerode, no Parque de Eventos. Mas havia muito movimento e barulho por causa da preparação para a Festa Pomerana (na semana seguinte), o maior evento de tradição germânica do Brasil.  Vimos um Fusca (da cidade), que foi ao Ushuaia!!

No sábado, pela manhã, fomos entrevistados pela Rádio Pomerode (sobre as viagens e a Festa Pomerana); depois,  almoçamos na Torten Paradies: almoço típico alemão, com ampla variedade de alimentos,  além de servirem café colonial todas as tardes.  

DSC00962 DSC00958

À tarde, como havíamos contatado anteriormente, fomos para a Pousada Santa Felicidade (http://santafelicidadepousada.com.br/), excepcionalmente  bem recebidos pelo Sr. Décio e Sra. Zely; pessoas fantásticas… É uma pousada familiar, muito simpática, com ótimas instalações; e com espaço que pode receber alguns motorhomes (pequenos).  No entanto, sempre deve-se contatar antes, via telefone para conferir disponibillidade e definição de horários de chegada. 

Passamos ali dias maravilhosos, com churrasquinho, carreteiro, bate-papo, delicioso café da manhã, e piscina para aliviar o calor.

DSC00964 20170107_172657 

DSC00965 DSC00992

DSC00982 DSC00988

20170108_173351 20170107_172808

Iríamos ficar apenas uma noite, acabamos por ficar três…, após emocionada despedida, fomos para a estrada, para mais um percurso…

Até breve…

20170108_173251

Um comentário:

Cynthia disse...

Que belas imagens do Templo Budista! E as cataratas, já conhecem ou deixaram para uma outra vez? Encantadora a casinha na curva da rua em São Bento do Sul e que contraste com os prédios a sua volta! E o esquilo se contentou com a castanha em sua mão? Não lhe quis acompanhar no farto café da manhã? O Jorge iria gostar muito da motosserra do museu em Jaraguá - quem sabe na próxima ida a Pomerode, ele não se anima em conhecê-la pessoalmente?
Belo início de 2017!
Ficamos muito felizes com essas excelentes notícias de amigos tão queridos!
Abraço bem apertado, de volta e meia, nos dois!Bj