domingo, 30 de abril de 2017

Viagem Europa – parte 8

(Obs.: clique nas imagens para aumentá-las)

De Karlsruhe, seguimos para Rastatt, num parking central  (€ 5,00), com água e energia pagos à parte, anexo sauna e piscina (igualmente cobrados à parte).  É uma cidade histórica, possui castelos e fortalezas, várias igrejas, praças, antigas fontes,……

DSC02971 DSC02989

DSC02986 DSC02980

À tarde fomos visitar o Palácio Schloss Rastatt, construído no início de 1700, que foi residência dos soberanos Luis Wilhelm e Sybila, de Baden Baden, . Luxuoso, um dos mais requintados que já visitamos, expoente barroco com muitos detalhes dourados, imensas tepeçarias, pinturas, móveis originais,… Infelizmente, a visita é guiada e acelerada (em alemão, com pequeno texto em espanhol para auxiliar), e muitos ambientes não se pode fotografar.   Anexo há um museu militar, com milhares de armas centenárias, principalmente espadas.

DSC02991 DSC02997

DSC03002 DSC03018

Com leve chuva gelada, retornamos para o mhome, tomar boa ducha quente e sopa para dormir aquecidos.

Pela manhã, com sol tímido, seguimos para Khel (ainda Alemanha); parking bom e tranquilo (cerca de 1,5km do centro). Após almoçarmos no mhome: saboroso “cordon bleu” (filé de frango recheado com queijo e presunto), arroz e salada verde, fomos passear na cidade.

Visitamos a Igreja da Paz (atualmente luterana), construída em 1817 para ser católica e luterana (conjuntamente), após ter sido destruída. A Rathaus (prefeitura, 1817) e outros prédios históricos da cidade.

DSC03046 DSC03056

DSC03048 DSC03064 DSC03049

No retorno para o mhome, percorremos os passeios pela margem do Reno, com lindas vistas das pontes (para pedestres, outra para veículos, outra do trem e mais outra sendo construída para o tram turísitico entre Kehl e Strassburg, que será inaugurada na próxíma semana).

DSC03083 DSC03082

Pela manhã fomos para Strassburg (Alsácia - França), temerosos por ser cidade grande, mas o GPS nos guiou corretamente até o Camping Indigo. Almoçamos, descansamos e à tarde fomos para o centro.  Dica: bilhete de tram Trio (2-3 pessoas), para 24h, por  € 6,80 (um bilhete individual, apenas ida e volta, custa € 3,30).

Strassburg foi muito disputada ao longo dos anos, por franceses e alemães, além de revoltas internas dos países.  A partir da última guerra mundial, Strassburg voltou à ser francesa.  É uma cidade importante pois possui o 2º centro universitário da França, além de ser sede do Parlamento Europeu, Conselho de Europa e dos Direitos Humanos.

A chegada ao centro surpreende: praças amplas, edifícios antigos e modernos. Seguimos para o Oficce de Turismo, bem em frente a imensa catedral.  Para entrar na catedral há fila, embora gratuita, apenas revistam mochilas e bolsas. A catedral é enorme e linda, seu campanário possui 142m de altura (era a mais alta antes de construírem Koln e Ulm). Mas, no intuito comercial (vender postais e livros), deixaram-na escura, impedindo boas fotos.  Há na catedral um curioso e enorme Relógio Astronômico (com estações do ano, movimentos solares e lunares, dias santos, etc.). Ele possui vários santos, anjinhos,.. ornatos que se movimentam com o passar das horas, sendo o ponto alto às 12:30h, quando fazem explanação do relógio por pequena taxa comprada antecipadamente.

DSC03094 DSC03192

DSC03106 relogio astronomico

Caminhamos pelas ruelas, observando as belas construções enxaimel; os barcos nos canais, eclusas e ponte móvel (giratória|).

DSC03146 DSC03153

DSC03158 DSC03159

Novo dia e lá fomos novamente para o centro de Strassburg: primeiro na antiga Represa Vauban (quatro pavimentos), de onde se tem boas vistas da cidade (as torres, as pontes cobertas, a catedral, parte da “Petit France” (bairro antigo).  Depois, seguimos caminhando pela Petit France, até chegarmos na catedral e arredores, onde almoçamos na Patissier Naegel (quiche, pizza, doces e capuccino para aquecer).

DSC03172 DSC03164

DSC03176 DSC03193

DSC03200 DSC03205

Caminhamos pelas ruelas e praças, depois, fizemos o passeio com o barco pelos canais (empresa Batorama); o passeio dura 1:15h, passa por duas eclusas e pela ponte coberta, vistas lindas, mas o mais importante é o audioguia, com informações sobre história da cidade e dos pontos por onde passamos. Como, por exemplo: no começo da 2ª guerra, estes franceses (então tomados pela Alemanha) eram impedidos de falar o idioma francês, forçados a fazer aulas de alemão,“catequizados” para serem alemães e lutar por seu exército, tanto que foram estes os primeiros enviados para a batalha na Russia, onde raros sobreviveram ao inverno rigoroso.

DSC03218 DSC03233

DSC03237 DSC03238

Depois do lindo passeio, retornamos para o mhome, lavamos e secamos as roupas nas máquinas do camping (um serviço maravilhoso que prestam aos campistas).  Como é sexta (segunda é feriado), chegam muitos mhomes, traileres e até barracas.

DSC03239 DSC03240

Amanhã seguiremos para a estrada, mas fica para a próxima. Até logo…

Denise Scheidt disse...

Até logo meus queridos.
Estou me sentindo viajando com vocês,por todos estes lugares que já conheci.
Um pouco ao Sul está Riquewir, que vale uma visita. Tem estacionamento para Motorhome dentro da vila.