Orientações

.

Orientações para auxiliar na viagem pelo Blog :

Naveguem pelos marcadores (palavras-chave) ao lado e, ao abrir uma das viagens

ou contos, atentem para o título (que indicará a data da viagem).

Obrigado e boas viagens ...


quarta-feira, 5 de abril de 2017

Viagem Europa/2017 – parte 1


Olá!
Mais uma estabelecida meta começa a ser cumprida: outra viagem pela Europa.   Estava sendo planejada há um ano.  Antecipamos a compra de passagens, o pagamento de aluguel do motorhome, hotel para a chegada,… enfim, com todas nossas entradas financeiras focadas neste objetivo .
A Europa é um universo infinito de história viva e cultura geral, motivo pelo qual foi novamente escolhida. Percorrer suas pequenas e centenárias cidadelas, utilizando o motorhome, com calma, apreciando sua história, suas belíssimas paisagens, ouvindo seus habitantes,…consiste num aprendizado imenso, difícil de ser descrito.  Enfim,  acreditamos que uma vida seria pouco tempo para conhecer todos seus recantos.
Como nas outras vezes, nosso itinerário é livre; temos algumas metas de visita, mas nada rígido; tudo pode ser alterado em função de meteorologia, de imprevistos, de informações sobre outro local, etc…
Desta vez, optamos pelo vôo Foz – Guarulhos – Barcelona, pois os valores estavam mais econômicos (quase €800 a menos que Foz-GRU-Lisboa). 
Europa
De nossa residência (Toledo) até Foz do Iguaçu fomos com nosso Fusca (1969), apesar de um pouco de chuva, comportou-se bem. Almoçamos no Supermercado Mufatto e depois, fomos ao Hostel Paudimar.  Haviam lá alguns mhomes alemães, suíços, inglês e claro, brasileiros.  Descarregamos nossa bagagem e descansamos.  À tarde, bate-papo com vizinhos, em especial Paul e Marilyn (ingleses), e José Pansica e Ana (Pomerode), nossos seguidores no blog há um certo tempo.
Novo dia, após o café, conversamos, trocamos informações com Paul e Marilyn, que convidamos para almoçar no Mufatto:  Paul ficou maravilhado, pois iria andar com o Kaefer (Fusca), que lhe trazia boas lembranças de infância, na Inglaterra.  Tirou muitas fotos, olhou cada detalhe. Ficamos felizes em poder lhe proporcionar tal alegria.
DSC01198 DSC01207
DSC01213 DSC01215
Uma breve visita ao Templo Budista (somos luteranos em quaisquer templos), para agradecer ao Supremo por todas as bençãos recebidas e retornamos ao Hostel para organizar tudo para nosso embarque.
Como da vez anterior, optamos por viajar apenas com bagagens de mão (cerca de 5kg cada).  Fizemos esta escolha para evitar atrasos em embarque e desembarque, extravio de bagagem, furtos e etc., que sabemos que ocorrem.  Foi uma decisão muito acertada…
No aeroporto de Foz, passagem pelo check in e Aduana muito tranquilos.   Já em Guarulhos, na saída do avião entra-se numa fila para tomar o ônibus, depois para passar pelo Raio X, noutra para a Aduana,... e não acaba a caminhada até chegar ao T3 (mais de 1h sem parar), ainda bem que tínhamos tempo entre as conexões.
Fizemos os vôos pela Latam,  vôos pontuais, atendimento gentil, bom serviço de bordo (jantar e café da manhã).  De modo geral, os vôos  foram tranquilos, apenas 3 trechos com alguma turbulência.  Ao chegarmos na Espanha (costeando pelo Sul), tomamos café da manhã com belas paisagens (cerros, mar, lagos, eólicos…). 
DSC01218 DSC01223
DSC01228 DSC01230
DSC01247 DSC01249
Chegamos em Barcelona alguns minutos antes do previsto.  Desembarcamos e fomos para a Imigração, e aí aquela fila com mais de 500 pessoas (pois chegaram 2 vôos internacionais ao mesmo  tempo). Mas, desta vez, Dan já tem em mãos o passaporte Italiano: fomos para a fila dos Europeus, com apenas 3 pessoas na frente. Que maravilha! Como esposa de italiano usufruí das mesmas normas.
Dali tomamos o ônibus para o T2, para tomar o trem até Granollers (cidade próxima da empresa de aluguel de mhome).  Nesta primeira noite fomos para o Hotel Iris, pois tínhamos receio de atraso no vôo, também para poder descansar de tantas horas sentados e sem dormir; e receber o mhome com mais tempo e de cabeça mais leve.
DSC01251 DSC01250
Para nossa agradável surpresa, no apartamento havia uma desestressante banheira!  Num supermercado, do outro lado da rua, compramos lanche para jantarmos. Pela manhã, um desjejum maravilhoso (pães, salgados, doces, frutas, cereais, iogurte, café, sucos…).
Após as 9h, tomamos táxi para irmos até a empresa de aluguel de motorhomes, onde fomos bem recebidos. Para nossa agradável surpresa, fomos brindados com um lindo Ducato Elnagh, novo!  Ficamos muito felizes com esta benesse que nos foi concedida. Novinho, com apenas SETE km!.
DSC01256 DSC01259
DSC01500 DSC01504 
DSC01503 DSC01501 DSC01502 
Fizemos o reconhecimento do mhome, recebemos as instruções de funcionamento e comandos; trancas, alarmes, documentação, seguro, acessórios,… enfim tudo o necessário para seguirmos viagem.  Pelas 11h saímos da empresa e seguimos, no sentido de Manresa.
Estrada tranquila, nos habituando com o mhome, velocidades, comandos e marchas. Em Manresa, fizemos nossa primeira parada no Carrefour, para abastecermos a despensa.  Uma grande vantagem dos supermercados europeus é a variedade de produtos: sejam congelados, semi-prontos, frescos…
Após comprarmos todo o necessário, voltamos para mhome, para lancharmos. Logo chegou outro mhome, de um simpático casal de italianos (Suzy e esposo).  Nos deram algumas dicas de paradas e visitas, e ainda, uma caixa de biscoitos com chocolate!
DSC01262 DSC01272
DSC01265 DSC01267
Voltamos para estrada e seguimos até Solsona, onde paramos no camping El Solsonés.  Tomamos bom banho e aproveitamos o tempo para organizar tudo no mhome (roupas, comidas, etc).  Uma dica: este e alguns campings tem tarifas reduzidas para quem chega depois das 18h e sai antes das 10h.
Novo dia, pouco nublado com  garoa fina. Fomos por rodovia sinuosa até La Seu d’Urgell. Estacionamos num parking (bem sinalizado), e passeamos pela cidade. Como era meio-dia, quase tudo estava fechado ou fechando e só reabre após as 16h.  Fizemos algumas fotos de construções características e antigas.   Seguimos para Andorra.
DSC01270 DSC01280
DSC01284 DSC01289
DSC01290 DSC01293
DSC01294 DSC01297
Em Sant Julia de Loria (Andorra) estacionamos (como em 2013) no River Hipermercado. Eles permitem pernoite de mhome, em área de serviços. Com água, esgoto, despejo sanitário e internet livre na lanchonete, além do grande e completo  hipermercado. 
Compramos mais alguns itens faltantes, outros em duplicidade, pois os preços compensam. Há muitos eletrodomésticos e utilidades para mhome e para casa. Um paraíso de compras e consumo.  A noite uma leve chuva, e muitos mhomes chegando (pois era sexta-feira).
DSC01308 DSC01307
Pela manhã, parecia um camping e, após os deságues, seguimos viagem. Estradas e estacionamentos cheios.  Frio de 2ºC, leve garoa, mais alguns km adiante, após a capital (Andorra La Vella), neve caindo!  Estacionamos perto de uma pista de ski, para fotografar as crianças, e a neve aumentando!  Muita felicidade!! Nem lembramos do frio…
Após algumas fotos, voltamos para mhome, tomar um café quente.  Realizados!  Seguimos pela estrada, a neve caindo mais fraca, mas o volume acumulado é grande… mais que da outra vez.  Pistas de ski e teleféricos funcionando.  Nos divertimos afundando na neve (claro, tênis e meias molhados).  Muito bom…
DSC01316 DSC01327
DSC01339 DSC01343
DSC01349 DSC01350
DSC01359 DSC01351
Trânsito muito intenso em sentido contrário, fizemos parada em L’Hospitalet para almoçarmos.  Leve chuva.  Em Foix, fizemos parada na Decatlhon, compramos tênis, calças, casacos,…a ótimos preços. O vendedor disse que já foi ao Brasil, e ficou surpreso quando afirmamos que compensava comprar aqui na Europa ao invés de comprar lá, pois nossa carga de impostos é elevada… 
Fizemos lanche com morangos espanhóis (saborosos), e seguimos para Mirepoix, pequena cidade medieval indicada pelos italianos. Mas isso fica para a próxima postagem…
Até Breve
DSC01232

Um comentário:

Unknown disse...

Olá.
Curtam a viagem. Vou acompanhar.
Também tenho motor Home e viajo pelo Brasil a América do Sul mas também quero alugar um na Europa e viajar por aí. Preciso de mais dois anos para me aposentar.
Boa viagem